Artes/cultura
12/03/2023 às 05:00•2 min de leitura
Alergias alimentares são comuns e podem causar uma série de sintomas desagradáveis. Dentre as mais comuns estão a alergia ao leite, ao amendoim e à camarões. No entanto, algumas alergias alimentares são menos comuns e podem ser mais difíceis de diagnosticar. Conheça seis alergias alimentares que você provavelmente não imaginava que existiam:
Frutas tropicais também podem causar alergias. (Fonte: Getty Images)
O kiwi é uma fruta deliciosa, mas para algumas pessoas, pode ser um gatilho para uma reação alérgica. Os sintomas incluem coceira na boca, garganta ou pele, além de inchaço e dificuldade para respirar. Algumas pessoas podem até experimentar anafilaxia, que é uma reação alérgica grave que pode ser fatal. A alergia ao kiwi é mais comum em pessoas que também são alérgicas a outras frutas como banana e abacate ou a produtos compostos de látex. Isso porque essas frutas tem moléculas semelhantes às das árvores seringueiras que produzem o látex.
Alergia ao trigo sarraceno é mais comum na Ásia. (Fonte: Getty Images)
Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao trigo sarraceno, que pode causar sintomas como urticária, inchaço e dificuldade para respirar. Tendo em vista que o consumo desse grão é mais comum na Ásia, é por lá também que se encontra o maior número de pessoas alérgicas a esse alimento.
Milho pode ser um ingrediente oculto em outros alimentos processados. (Fonte: Getty Images)
A alergia ao milho não é tão comum, mas pode ser muito perigosa, já que ele é um alérgeno que muitas vezes está presente em uma variedade de alimentos processados que tem em sua composição xarope de milho, amido de milho ou óleo de milho. Os sintomas podem incluir náusea, vômito, diarreia, inchaço e dificuldade para respirar. A melhor maneira de evitar uma reação alérgica é ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos e evitar alimentos que contenham qualquer forma de milho.
Algumas pessoas podem desenvolver alergia à proteína da carne vermelha. (Fonte: Getty Images)
Pode parecer estranho, mas algumas pessoas podem ter uma reação alérgica à carne vermelha. A alergia é causada por uma proteína chamada alfa-gal, encontrada na carne bovina, suína e ovina. Os sintomas da alergia incluem urticária, inchaço, cólicas abdominais e diarreia. Esse distúrbio é mais comum em áreas onde as pessoas são picadas por carrapatos-estrela. Acredita-se que uma proteína encontrada na saliva do carrapato pode desencadear uma resposta alérgica ao consumo de carne vermelha.
Frutas secas contém conservantes que podem levar à alergias. (Fonte: Getty Images)
As alergias a frutas secas, como passas, tâmaras e figos, são raras, mas podem ser graves. As frutas secas contêm sulfitos, um conservante comum que pode desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas. Os sintomas incluem coceira, inchaço, vermelhidão, dificuldade para respirar e até mesmo choque anafilático em casos graves.
Proteínas do chocolate podem causar alergia. (Fonte: Getty Images)
O chocolate contém várias proteínas que podem desencadear uma resposta alérgica, como a teobromina, a feniletilamina e a caseína. Os sintomas podem variar de leve a grave e incluem urticária, coceira, inchaço, náusea, vômito, diarreia e dificuldade para respirar. Algumas pessoas com alergia ao chocolate também podem ter uma reação cruzada com outras substâncias, como a cafeína, o leite e as nozes.