Ciência
20/04/2023 às 02:00•2 min de leitura
Ter um cabelo volumoso e saudável é um dos grandes objetivos de homens e mulheres em todo o mundo. Por isso, é comum que as pessoas comprem tantos produtos capilares. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) o setor de perfumaria, higiene e cosméticos movimentou US$ 1,39 bi no ano passado (2022) aqui no Brasil.
Mas e se tivesse uma forma de dar força e vitalidade ao cabelo sem precisar gastar uma fortuna em novos produtos? A boa notícia é que isso é possível e a resposta pode estar plantada em seu quintal: estamos falando do alecrim.
Fonte: Getty Images
Se você segue influencers do setor de beleza nas redes sociais, deve ter notado um crescente interesse pelo alecrim. Até aí, nenhuma novidade, uma vez que de tempos em tempos surge uma promessa de tratamento revolucionária na internet, não é mesmo?
Acontece que, dessa vez, pesquisas corroboram com a popularidade do alecrim. Um estudo de 2015, publicado pela revista científica Skinmed comparou os efeitos do Minoxidil 2% com o óleo de alecrim.
Uma parte dos voluntários usou Minoxidil no tratamento e o outro grupo usou óleo de alecrim. Ao final de três meses, todos tiveram o mesmo resultado: um aumento no número de fios de cabelo.
Fonte: Getty Images
Ainda que o estudo citado tenha usado o óleo de alecrim, dermatologistas recomendam o uso de um chá concentrado da planta para melhorar a saúde dos fios — para isso, basta colocar cerca de três ramos de alecrim em uma panela e preenchê-la com cerca de 300 a 400 ml de água.
Leve a mistura para o fogão e deixe ferver por até 20 minutos. Você verá que o chá ficará com uma cor forte. Acrescente mais água se notar que ela está secando, assim, evitando que o alecrim queime. Se ele queimar, jogue-o fora e repita o processo.
Depois, deixe o chá descansar até amornar, por no mínimo 30 minutos. A cor ficará ainda mais escura. Depois de frio, coe o chá e engarrafe a bebida em uma embalagem com borrifador. Guarde-o na geladeira. Se bem conservado, ele dura até 15 dias.
Você pode borrifar o chá de alecrim das raízes ao comprimento do seu cabelo várias vezes ao dia. Também pode aplicá-lo após o banho, quando os fios estiverem abertos, nunca depois de usar o condicionador.
O uso do chá de alecrim no tratamento capilar exige paciência. Dificilmente você verá resultados significativos no crescimento antes de seis meses de uso. Além disso, as pessoas podem apresentar taxas de crescimento capilar que variam muito entre si.
Mas se você for alérgico ao alecrim, o uso do chá não trará malefícios. Caso note irritação no couro cabeludo, interrompa o uso.
O alecrim ajuda a melhorar a circulação de sangue no couro cabeludo, nutrindo os fios. O mesmo efeito pode ser usado com produtos químicos, mas a vantagem do chá alecrim é que ele não agride a pele.