Pepino é fruta ou legume? Veja os benefícios desse vegetal para a saúde

25/04/2023 às 02:003 min de leitura

Você sabia que pepinos são frutas? Eles são parentes das melancias e abóboras, mas ninguém liga muito para isso e todo mundo trata eles como legumes mesmo. A história aponta que os pepinos têm sua origem na Índia. Eles são supercrocantes e refrescantes graças ao seu alto teor de água. Mas aí você pode estar se perguntando: será que tem alguma coisa nutritiva, além disso? Pois acredite, tem sim!

Apesar de ter 95% de água (é, ele é quase um copo com água), o pepino também é rico em potássio, vitamina K e vitamina C. E não para por aí, não! Ele também contém vários fitoquímicos com benefícios promissores para a nossa saúde.

Benefícios para a saúde

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)(Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Os pepinos são uma fonte rica de nutrientes e também contêm substâncias únicas com potenciais benefícios terapêuticos.

O pepino ajuda a prevenir a diverticulite, uma condição inflamatória dolorosa que pode requerer hospitalização. Embora haja opiniões mistas sobre o papel da fibra na prevenção de surtos da doença, estudos sugerem que o consumo de fibras de frutas e vegetais, incluindo pepinos, pode reduzir o risco de hospitalização relacionada à diverticulite. Ingerir 8,5 gramas adicionais de fibra de frutas e vegetais por dia pode reduzir o risco em até 30%.

Pepinos reduzem as chances de câncer: eles contêm cucurbitacinas, compostos naturais encontrados em alguns vegetais, como a abóbora, que ajudam a inibir o crescimento do câncer. Há múltiplas variações dessas substâncias que trabalham juntas para combater o câncer, com evidências sugerindo que o câncer de mama é particularmente sensível aos seus efeitos. Além disso, os pepinos contêm a substância antioxidante e anticancerígena fisetina, embora seja necessário realizar mais estudos em humanos para confirmar o papel do pepino na prevenção do câncer.

No controle do açúcar no sangue, os pepinos são importantes, pois são ricos em água e pobres em amido, o que os torna uma excelente escolha alimentar para quem busca controlar o diabetes. A American Diabetes Association recomenda consumir de três a cinco porções de vegetais sem amido por dia, lembrando que consumir mais vegetais sem amido pode ajudar a satisfazer a fome sem afetar negativamente os níveis de açúcar no sangue. O teor de fibra e água dos pepinos frescos os torna uma opção ideal para o controle glicêmico.

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)(Fonte: GettyImages/ Reprodução)

O pepino também ajuda a manter o corpo hidratado: embora a água seja a maneira mais eficiente de se manter hidratado, alimentos ricos em água também são uma excelente escolha. Com 95% de água em sua composição, os pepinos são ótimos para ajudar a repor os eletrólitos e a água necessária após atividades físicas ou em dias quentes. Além disso, o interior dos pepinos é mais fresco que a temperatura externa, o que pode ajudar a reduzir a sensação de calor rapidamente.

Ricos em fibras e potássio, que podem ajudar a manter os níveis de colesterol e pressão arterial sob controle, os pepinos promovem a saúde do coração. Além disso, fornecem folato, uma vitamina B essencial que reduz o risco de derrame. Comer uma variedade de frutas e vegetais diariamente é uma forma eficaz de prevenir doenças cardíacas e os pepinos podem ser uma opção refrescante.

Informações nutricionais do pepino

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)(Fonte: GettyImages/ Reprodução)

O pepino é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e com poucas calorias. Com apenas cerca de 8 calorias por porção de meia xícara, é possível se deliciar com esse vegetal sem se preocupar com o ganho de peso. Eles também contêm pequenas quantidades de vitamina K e vitamina A, e vários fitonutrientes, incluindo as lignanas.

Em termos de valor nutricional, um pepino médio cru com casca contém cerca de 30 calorias, 0 gramas de gordura total, 6 gramas de carboidratos, 3 gramas de proteína e 2 gramas de fibra. Ele também é uma boa fonte de vitamina C, com 10% do valor diário recomendado, e de vitamina K, com 57% do valor diário recomendado. O pepino ainda fornece quantidades significativas de magnésio, potássio e manganês, que são nutrientes essenciais para a saúde.

Se você está procurando um alimento saudável e saboroso para adicionar à sua dieta, o pepino é uma excelente escolha. Experimente adicioná-lo a saladas, sanduíches ou como um lanche refrescante. Com sua baixa contagem de calorias e alto teor de nutrientes, é uma escolha inteligente para uma alimentação saudável.

Por fim, o pepino é um alimento extremamente bom e nutritivo, sendo uma excelente opção para quem busca uma dieta equilibrada e de baixa caloria. Além de ser rico em água e fibras, o pepino também contém vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como a vitamina K, magnésio e potássio.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: