O que é icterícia neonatal?

01/05/2023 às 02:002 min de leitura

Você já ouviu falar sobre icterícia? Trata-se de uma condição frequente que exige atenção médica e readmissão hospitalar em recém-nascidos.

A tonalidade amarelada da pele e esclerótica em bebês com icterícia é ocasionada pela acumulação de bilirrubina não conjugada. Geralmente, a hiperbilirrubinemia não conjugada reflete um processo transitório normal. 

No entanto, em alguns recém-nascidos, os níveis séricos de bilirrubina podem aumentar excessivamente, o que pode ser motivo de inquietação porque a bilirrubina não conjugada é prejudicial para o sistema nervoso e pode provocar óbito em bebês e consequências neurológicas ao longo da vida em lactentes que sobrevivem (icterícia nuclear). 

A icterícia neonatal pode ter sido mencionada pela primeira vez em um livro chinês há um milênio. Teses médicas, ensaios e livros didáticos dos séculos XVIII e XIX também falam sobre as origens e cura da icterícia neonatal.

Icterícia: considerações gerais em recém-nascidos

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)(Fonte: GettyImages/ Reprodução)

Como dito, a icterícia em recém-nascidos é caracterizada pela tonalidade amarela na epiderme de uma criança. Lembrando que ocorre quando a bilirrubina se acumula na corrente sanguínea do bebê. Hiperbilirrubinemia é o termo médico para esta condição.

A bilirrubina é uma substância amarela que o seu organismo cria quando os eritrócitos se desintegram. Enquanto estiver grávida, o figado da mulher elimina a bilirrubina para o bebê. No entanto, depois do parto, o fígado do bebê tem que começar a eliminá-la por conta própria.

Se o fígado do seu bebê ainda não estiver desenvolvido o suficiente, pode não conseguir eliminar a bilirrubina. Quando há excesso de bilirrubina acumulada, a epiderme do bebê pode parecer amarelada.

A icterícia em bebês é comum. Geralmente, não é nada complexo e tende a sumir dentro de algumas semanas, não representando grandes preocupações. No entanto, é importante que o profissional de saúde que acompanha o seu bebê verifique se ele tem a condição. Isso, porque, a icterícia severa pode levar a danos cerebrais se não for tratada.

Quais são os diferentes tipos de icterícia neonatal?

(Fonte:GettyImages/ Reprodução)(Fonte:GettyImages/ Reprodução)

Existem vários tipos de icterícia neonatal. Algumas das formas mais comuns são seguintes, veja:

  • Icterícia fisiológica: é a forma mais comum de icterícia neonatal, ocorrendo em um percentual em torno de 60% dos bebês. Geralmente se desenvolve no segundo ou terceiro dia de vida e desaparece por conta própria em uma ou duas semanas.
  • Icterícia causada pela amamentação: algumas crianças desenvolvem icterícia devido à amamentação, que pode ocorrer quando a amamentação não é bem estabelecida, ou quando há uma baixa ingestão de leite materno.
  • Icterícia causada por infecções: certas infecções, como sépsis, podem levar à icterícia neonatal.
  • Icterícia causada por problemas de fígado: em alguns casos, a icterícia neonatal pode ser causada por problemas de fígado, como hepatite ou atresia biliar.

(Fonte:GettyImages/ Reprodução)(Fonte:GettyImages/ Reprodução)

  • Icterícia causada por incompatibilidade sanguínea: quando o sangue do bebê é incompatível com o da mãe, isso pode levar a uma condição chamada de doença hemolítica do recém-nascido, que pode levar à icterícia neonatal grave.

Por fim, cada tipo de icterícia neonatal tem causas e tratamentos diferentes, por isso, é importante que um especialista de saúde avalie a criança para determinar a causa da icterícia e orientar o tratamento adequado.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: