Artes/cultura
22/06/2023 às 11:00•2 min de leitura
Uma das discussões recorrentes é se adultos devem ou não tomar leite (algo que os próprios médicos consideram como algo benéfico). Além disso, um estudo divulgado recentemente revelou que a bebida é capaz de manter o corpo hidratado por mais tempo que a água.
A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de St. Andrews, da Escócia. Após algumas análises, foi verificado que o leite é capaz de hidratar mais que água, assim como outros líquidos que tenham um pouco de açúcar, gordura ou proteína em suas composições.
O estudo em questão foi feito com 72 homens, todos convidados a pedalar em um ambiente quente até perder 1% do peso por meio do suor. Após atingir essa marca, eles receberam água ou leite desnatado em quatro porções exatas de 200 ml para ingerir. Após algum tempo, os cientistas perceberam que os que haviam bebido leite estavam mais hidratados.
O resultado também comprovou que beber leite é mais eficiente para a hidratação do que a própria água ou bebidas voltadas para esportistas. Para os pesquisadores, isso acontece porque o leite conta com um bom equilíbrio de eletrólitos, proteínas e carboidratos em sua composição.
Consumo de leite pode ajudar a hidratar por mais tempo por conta das gorduras e proteínas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)
As proteínas, por exemplo, ajudam o leite a ser absorvido mais rápido pelo corpo se comparado à água. Outro ponto importante é que ele ajuda no fator saciedade, já que leva mais tempo para deixar espaço para o esvaziamento do estômago, o que também ajuda na hidratação.
"O estudo nos mostra mais daquilo que já sabíamos: eletrólitos (como sódio e potássio) contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias presentes nas bebidas resulta em uma demora no esvaziamento do estômago e, dessa forma, diminui a vontade de urinar", explica Melissa Majumdar, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos e que não teve relação com o estudo.
Para quem está com essa pergunta na cabeça, a resposta é simples: você não deve deixar de beber água, já que ela continua sendo uma grande fonte de hidratação.
Também é importante lembrar que há pessoas que são alérgicas a leite e também os veganos, então ele não deve se tornar a fonte primária de hidratação para quem está nesses grupos.