O que são pedras nas amígdalas e por que causam mau hálito?

07/09/2023 às 08:002 min de leitura

As amígdalas são duas glândulas localizadas na parte de trás da garganta, e que têm a função de ajudar o corpo humano a combater infecções, como as causadas por vírus. Elas estão localizadas em cada lado da úvula, aquela espécie de "pêndulo" no fundo da garganta que impede que a comida ou os líquidos subam pelo nariz quando os engolimos.

Nem todo mundo sabe, mas nossas amígdalas têm criptas tonsilares, que são formadas por dobras e fendas. E, por vezes, elas ficam cobertas de "pedras", o que pode causar um mau hálito crônico.

O que são as pedras nas amígdalas?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Isso que estamos chamando de pedras, na verdade, têm um nome técnico: são os tonsilólitos ou cáseos. Trata-se de alguns materiais que calcificam nas criptas tonsilares, ficando duros e difíceis de serem removidos. Esse tipo de situação é bem comum, e pode atingir até 10% da população.

Só que, como isso não causa sintoma algum, a maioria das pessoas nem sabe que tem. Eles não costumam doer nem prejudicar em nada, mas são capazes de causar um efeito bem desagradável: um mau hálito crônico, que não passa de jeito nenhum.

Os tonsilólitos têm formato de bolinhas brancas ou amareladas, parecendo um pouco com cascalho, e se formam por conta de acúmulo de resto de comida, saliva e células da mucosa da boca. Podem também apresentar fungos e bactérias. Além do mau hálito, eles podem causar inflamação na garganta e dificuldade para engolir.

Sintomas das pedras das amígdalas

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Alguns sintomas podem indicar a presença dessas calcificações nas fendas das glândulas. Entre eles, estão, claro, o mau hálito que não se resolve escovando os dentes ou a língua. Além disso, a pessoa pode apresentar tosse, dificuldade de engolir, gosto ruim na boca, dor de garganta, saliva que apresenta materiais brancos e a sensação de que há algo preso no fundo da boca.

Essas pedrinhas cheiram muito mal porque têm bactérias anaeróbicas, que estão associadas à produção de compostos de enxofre. Por isso, quem tem esse problema quer se livrar dele o quanto antes.

A boa notícia é que há algumas soluções caseiras. A tosse, às vezes, ajuda a soltar as pedras e a cuspi-las em seguida. O gargarejo com água salgada também auxilia para soltar os cálculos. O recomendável é fazer depois das refeições por 30 segundos.

Outra forma, que exige bem mais cuidado, é usando um objeto macio, como um cotonete, para tentar alcançar e soltar o material. Não se recomenda o uso de nada que possa machucar as amígdalas, como escova de dente, o dedo ou um objeto mais cortante, como um palito.

Em casos muito específicos, a situação pode se agravar, quando há um problema recorrente de infecção nas amígdalas. Neste caso, o médico pode sugerir a amigdalectomia, que é a retirada cirúrgica das glândulas. 

Atualmente, os profissionais da saúde evitam ao máximo tomar essa decisão, uma vez que as amígdalas têm uma grande importância na proteção do organismo. Em qualquer caso de dúvida, o ideal é consultar um otorrinolaringologista.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: