Colar partes do corpo com supercola faz mal? Como descolar depois?

04/09/2023 às 11:002 min de leitura

Recentemente, a influenciadora Maria Eduarda, namorada do cantor Baco Exu do Blues, gravou um vídeo comentando sobre o suposto relacionamento do cantor com outra mulher. Contudo, o que chamou a atenção das pessoas não foi a fofoca sobre o casal, mas o fato de Maria Eduarda pingar uma gota de cola instantânea, do tipo Super Bonder, atrás de cada uma se suas orelhas.

Ela usou o produto como se ele fosse um tipo de maquiagem, com o objetivo de aproximar as orelhas da cabeça, reduzindo as chamadas “orelhas de abano”.

Pesquisando pelo termo “colando orelha” no Tik Tok é possível ver que a prática se tornou comum entre os jovens. Mas quais são os riscos que isso traz a essas pessoas e o que fazer para descolar a orelha, caso algo sério ocorra.

Cola instantânea não é adequada para colar orelha

A cola Super Bonder não é um produto tóxico. Ela tem como base um composto químico chamado cianoacrilato. Aliás, algumas versões desse composto são usadas em hospitais, como colas específicas para feridas.

Contudo, isso não quer dizer que é uma boa ideia pingar colas desse tipo atrás da orelha. Colar a orelha pode causar dores fortes nessa região, como aquelas que sentimos quando dormimos com a orelha dobrada.

Além disso as supercolas podem necrosar o tecido da orelha, principalmente se houver um pequeno ferimento na região, como um arranhão, que aumente as chances de o tecido absorver o cianoacrilato.

Existem alternativas de produtos mais seguras à saúde, como as colas de cílios. Elas também têm como princípio ativo o cianoacrilato, mas em volume menor, o que as torna indicadas para o uso estético.

Contudo, é importante frisar que a orelha de abano não traz nenhum risco e sua correção é algo apenas estético. A correção pode ser feita com procedimentos médicos adequados.

Como descolar o Super Bonder da pele?

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O fabricante da cola sugere que água morna e sabão sejam aplicados no local, para amolecer a cola. O suco de limão também pode ser usado como substituto do sabão, caso você tenha alergia. Nesse caso, faça aplicação em local fechado, pois o sol em contato com o limão manchará a sua pele.

O uso de azeite de oliva, óleo de sola, ou até mesmo margarina, é indicado para a remoção, caso nenhum dos métodos anteriores tenha dado certo. A acetona pode ser usada para remover a cola apenas das unhas.

Caso a cola tenha tido contato com os olhos, lave o local apenas com água. Não esfregue papel ou toalha, pois eles podem ficar colados em seu olho e o movimento de esfregar pode danificar a sua córnea. Se mesmo assim o olho permanecer colado, procure ajuda médica.

Acidentes com Super Bonder são comuns

Uma menina de apenas dois anos, ficou seis dias com o olho colado ao brincar com a cola. Ela foi internada, pois havia o risco de lesionar a córnea.

Em 2015, uma mulher de Santa Catarina teve as pálpebras do olho coladas ao abrir um tubo de Super Bonder. Ela procurou uma oftalmologista e a médica levou quase uma hora para remover parte da cola e abrir os olhos da paciente.

Consumidora colou os olhos em 2015. (Fonte: redes sociais / Reprodução)Consumidora colou os olhos em 2015. (Fonte: redes sociais / Reprodução)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: