Por que o ranho é tão pegajoso?

22/01/2024 às 02:002 min de leitura

O muco nasal, popularmente conhecido como ranho, catarro, catota e outras, acompanha você diariamente, apesar de quase nunca ser visto. Porém, quando resolve aparecer, significa que você está com um resfriado daqueles ou uma alergia bastante incômoda. Mas, afinal, você sabe por que o ranho é tão pegajoso?

Resumidamente, o muco tem uma consistência visco-elástica para grudar as impurezas absorvidas por seu nariz durante a respiração. Assim, o ranho gosmento, na verdade, é um escudo protetor contra potenciais agentes nocivos à saúde. Afinal, sem o muco, a sujeira e os micróbios suspensos no ar chegariam facilmente a seus pulmões. 

Outro detalhe é que o muco nasal está em constante renovação: nosso corpo produz até 1,5 litro de ranho por dia, mesmo com a saúde perfeita! Essa quantidade costuma ser ingerida, mas não causa nenhum problema ao chegar ao estômago.

Resfriados e alergias podem aumentar o volume de muco. (Imagem: Pexels)Resfriados e alergias podem aumentar o volume de muco. (Imagem: Pexels)

Por que o muco nasal é viscoso?

A consistência visco-elástica do muco nasal é resultado da mucina, um tipo de molécula presente também na saliva e na lágrima. A estrutura dessas moléculas é fina e alongada, com ramos grossos e cheios de carboidratos saindo deles. Esse formato único permite que as mucinas se liguem umas às outras numa rede que pode resistir às mudanças em seu formato. 

Assim, o muco nasal pode voltar rapidamente à sua forma inicial, mesmo que a sua estrutura seja brevemente perturbada quando você tosse ou assoa o nariz, por exemplo.

Por fim, as mucinas têm uma estrutura que facilita sua ligação com grandes quantidades de água. Isso contribui para a consistência pegajosa do muco nasal. Essas moléculas também servem como fonte de alimento para micróbios que vivem nas mucosas e contribuem para a manutenção da saúde. 

Representação da mucina. (Imagem: Leticia Mazzarino/Research Gate)Representação da mucina. (Imagem: Leticia Mazzarino/Research Gate)

Por que o volume de muco nasal aumenta?

Resfriados e alergias podem fazer com que seu corpo produza mais muco por conta de outra propriedade desta gosma: ela também combate agentes nocivos. O ranho contém anticorpos, antivirais e proteínas geradas pelo sistema imunológico. Assim, ele tenta impedir que infecções ganhem terreno em seu corpo.

Porém, quando infecções acontecem, a produção de muco é intensificada para ajudar a combater o problema. É necessário, porém, ficar atento aos outros sintomas para combater a origem da infecção de maneira mais apropriada. Além disso, aspectos físicos de consistência e cor do muco podem indicar determinadas causas da infecção.

Por exemplo: secreções amarelas ou verdes, com cheiro forte, podem indicar infecções causadas por bactérias. Assim, o tratamento indicado será por meio de antibióticos. A presença de sangue no muco deve ser encarada como um alerta para infecções mais graves. Um médico deve ser consultado imediatamente

Quando o muco é mais transparente, é mais provável que uma infecção viral ou um processo alérgico esteja em curso. A queda brusca de temperatura também pode aumentar a quantidade de muco.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: