6 doenças parasitárias terrivelmente assustadoras

30/05/2024 às 18:002 min de leituraAtualizado em 30/05/2024 às 18:00

As doenças parasitárias, também conhecidas como parasitoses, são enfermidades causadas por parasitas, um tipo de organismo que vive em associação com um hospedeiro, sem o qual é incapaz de viver, crescer e se multiplicar. Apesar da relação com populações vulneráveis sanitariamente, qualquer ser humano pode ser acometido pelo mal.

Existem três diferentes classes de parasitas capazes de causar doenças em seres humanos: protozoários, helmintos e ectoparasitas. Apenas algumas dezenas de protozoários, apesar das mais de 60 mil espécies conhecidas, podem infectar humanos. Entre os helmintos, vulgarmente chamados de vermes, encontramos doenças graves. Já as enfermidades causadas pelos ectoparasitas partem de pulgas, carrapatos e ácaros, por exemplo.

1. Doença de Chagas

GettyImages-1689262788.jpg
A doença de Chagas é causada por um inseto chamado popularmente de barbeiro. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. Em geral, essa criatura vive em zonas rurais, e são transmitidos para as pessoas pelo barbeiro, um inseto que ganhou esse apelido porque costuma picar na região no rosto.

O barbeiro pega o parasita de um animal e deposita na pessoa picada por meio de suas fezes. Se a pessoa coça a ferida, pode se infectar. Embora os sintomas iniciais estão febre, dor de cabeça ou erupção cutânea. Entretanto, a doença de Chagas pode evoluir para uma enfermidade crônica que causa sérios problemas cardíacos e gastrointestinais.

2. Difilobotríase

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
A difilobotríase é provocada por uma tênia gigantesca. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

A difilobotríase é uma doença causada pelo cestódio Diphyllobothrium, e também é chamada de doença da “tênia do peixe”. O parasita está entre os maiores que pode viver dentro de um ser humano, já que atinge cerca de 10 metros de comprimento no intestino delgado.

A doença é adquirida pela ingestão de peixes crus, mal cozidos ou defumados por processos caseiros, em temperatura inadequada, o que não mata a larva do peixe contaminado. Muitas vezes, ela fica assintomática na pessoa, mas pode também manifestar sintomas como dor e desconforto abdominal, flatulência, náusea, vômito, diarreia intermitente e emagrecimento. 

3. Elefantíase

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Quem sofre de elefantíase pode sofrer desconfortos terríveis. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

A elefantíase é causada por vermes que entram no sistema linfático humano, parte do sistema imunológico que ajuda a livrar o corpo de resíduos e patógenos. Ela é transmitida através das picadas de várias espécies de mosquitos.

Trata-se de uma doença mais comum nos países tropicais e subtropicais, e cujos sintomas são bem desagradáveis. Ela causa inchaços no corpo, incluindo nas pernas e no escroto. E o que é pior: mesmo depois de conseguir matar os vermes com o uso de medicamento, a pessoa pode continuar sentindo os efeitos dessa parasitose.

4. Giardíase

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
A giardíase se manifesta principalmente pela diarreia. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

A giardíase é provocada por um minúsculo protozoário chamado Giardia lamblia, que causa uma doença que se manifesta na forma de diarreia. É possível adquirir esse parasita ao entrar em contato com superfícies, solo, alimentos ou água contaminados com fezes de pessoas, ou animais infectados. 

Curiosamente, há um baixo risco de ser contaminado pelas fezes do seu cachorro ou do gato, pois a Giardia que infecta os animais é diferente da que ataca os humanos.

5. Toxoplasmose

(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
A toxoplasmose é perigosíssima para as grávidas. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

A toxoplasmose também é chamada de doença do gato, já que é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e de outros animais. Os sintomas da infecção podem incluir dores musculares, fadiga, febre, falta de apetite e alterações nos gânglios linfáticos.

Vale lembrar que esta é uma doença grave, que pode causar consequências sérias, especialmente em grávidas. Quanto mais cedo na gravidez ela é adquirida, mais sério será o resultado para o bebê. Muitas gestantes que pegam toxoplasmose acabam dando à luz a natimortos ou tendo abortos espontâneos. Quando a gestão vai até o fim, a criança pode apresentar problemas sérios.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: