Artes/cultura
24/05/2024 às 16:00•2 min de leituraAtualizado em 24/05/2024 às 16:00
Durante o verão, em especial, dormir com os cabelos molhados não parece ser uma má ideia, afinal, ajuda a aliviar o calor e reduz o tempo gasto com o secador de cabelo. Mas será que essa prática pode resultar em algum dano para os fios? E quanto à saúde? É verdade que se deitar com os cabelos úmidos faz mal?
Muitos mitos rondam a prática de dormir com os fios molhados, mas quanto ao risco disso causar algum tipo de doença, felizmente ele não existe. Afinal, gripes e resfriados são causados por vírus e transmitidos pelo ar — então definitivamente não é o frio ou mesmo o cabelo molhado, em si, que vai provocar alguma doença respiratória.
Mas até mesmo as dores de cabeça e no pescoço são apontadas como possíveis efeitos de quem ousa lavar os cabelos pouco antes de se deitar. Para quem está doente, isso definitivamente não é recomendado. Mas, em geral, isso depende do quanto é considerado incômodo dormir logo após do banho. Afinal, com o cabelo úmido, é natural que até mesmo o travesseiro acabe ficando molhado.
E nesse caso, o grande problema se dá pelo favorecimento da proliferação de fungos no travesseiro. Conclusão: doenças podem surgir de causas muito variadas e serem favorecidas pela queda da imunidade, assim como dores no pescoço podem ser efeito da má postura e a dor de cabeça pode ser resultado de uma eventual variação térmica ou sono de má qualidade. Culpar o cabelo molhado não é o correto, portanto.
No dia a dia, pode não parecer, mas os cabelos exigem uma série de cuidados. Quem já incorporou eles na rotina não vê tanta dificuldade, mas quem ainda não encontrou a melhor forma de fazer isso ou sofre com raiz oleosa, caspa e fios quebradiços, pode agravar o problema ao dormir com o cabelo molhado.
Além do maior risco dos fios ficarem com um aspecto amassado, uma vez úmidos, eles ficam mais propensos a quebrar. E isso acontece porque a água modifica sua estrutura, deixando-os mais elásticos. No entanto, mesmo ao secar as madeixas, muitas pessoas pecam ao usar a toalha de forma agressiva justamente quando, ao retirar o excesso de umidade, é necessário agir de forma suave.
Quanto à caspa, o problema é que os fungos, como já mencionado, se proliferam em locais úmidos — e isso vale para o couro cabeludo. Ou seja, além do risco de contrair ou agravar a condição, a presença de fungos no travesseiro pode resultar em infecções, como a de ouvido. Por via das dúvidas, sempre que for possível, opte por deitar com o cabelo seco. E para quem busca formas de aliviar o calor sem recorrer ao ar-condicionado, não deixe de conferir as soluções que sugerimos aqui.