Esportes
01/07/2021 às 10:30•3 min de leitura
*Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o Mega Curioso pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Para quem deseja realizar um teste de ancestralidade de DNA e descobrir mais sobre o passado da sua família e da sua própria história, é preciso coletar o máximo de informações possíveis sobre esse processo e como realizá-lo. O primeiro passo é saber diferenciar os tipos de teste existentes nos laboratórios e qual é o melhor para alcançar seu objetivo.
Atualmente, existem três testagens mais comuns no mercado: cromossomo Y (ou Y-DNA), mitocondrial (ou mtDNA) e autossômico. Cada um deles produz um tipo de informação diferente e servem propósitos distintos. Portanto, vamos nos aprofundar sobre o assunto e entender como eles funcionam.
(Fonte: Pixabay)
Como o cromossomo Y é passado de pai para filho em tese sem nenhum tipo de alteração, os homens podem identificar ancestralidade patrilinear realizando o teste de Y-DNA. Ou seja, esse é um teste que só serve para indivíduos do sexo masculino e ajuda a descobrir mais informações sobre a linhagem genética masculina da família.
Como mulheres não possuem o cromossomo Y, esse tipo de testagem não é habilitado para o sexo feminino. Entretanto, elas ainda podem descobrir essas informações por meio de irmãos, pais, tios paternos ou avôs paternos.
O teste de Y-DNA serve consegue desvendar o haplogrupo de um homem, que são séries de alelos em lugares específicos de um cromossomo herdados de um único progenitor no passado. Tendo em vista que um único ancestral masculino é rastreado por esse gênero de testagem, nenhuma mulher (nem seus ancestrais masculinos) de quem um homem descende aparecem nos resultados.
(Fonte: Pixabay)
Se por um lado o teste de Y-DNA serve para entendermos a ancestralidade patrilinear, o teste de mtDNA é exatamente o oposto. Através da análise da mitocôndria, é possível identificar a ancestralidade matrilinear que é passada de uma mãe para o seu filho. Ou seja, nesse caso conseguimos observar a linhagem materna da família.
Como ambos os gêneros possuem a mitocôndria, tanto o sexo masculino quanto o feminino podem realizar o teste de mtDNA. Vale ressaltar que esse teste de ancestralidade, assim como o Y-DNA, analisa uma quantidade muito mais restrita de informações.
O teste de DNA mitocondrial revela um haplogrupo de mtDNA, o grupo de ancestrais provenientes da linhagem matrilinear. Como a mitocôndria é passada para as crianças somente pela mãe, esse teste não consegue identificar os dados sobre nenhum dos homens da família ou seus ancestrais.
(Fonte: Pixabay)
Enquanto os outros dois tipos de testes citados no artigo são mais específicos trazem informações mais complexas, o teste de DNA autossômico é o mais comum de todos e rastreia os cromossomos autossômicos de uma pessoa. Essa é a parte do nosso material genético que contém segmentos de DNA pertencentes aos dois lados da família.
Sendo assim, podemos analisar nossas linhagens maternas e paternas diretamente ou até mesmo de forma indireta. Como todas as pessoas no mundo possuem cromossomos, qualquer indivíduo está habilitado a realizar um teste de DNA autossômico e será igualmente eficiente.
Esse tipo de amostragem não carrega informações sobre os haplogrupos, mas consegue identificar pessoas pertencentes a sua árvore genealógica e uma estimativa de etnia de sua ancestralidade por porcentagem. Toda essa análise é feita por meio do banco de dados de um servidor, o qual reúne dados de diferentes localidades no mundo.
Ao contrário dos demais testes, testes autossômicos podem confirmar porcentagens de etnias e relacionamentos próximos com outros indivíduos vivos ou mortos em um alto nível de precisão.
(Fonte: Pixabay)
Antes de abordarmos qual teste de DNA é o mais indicado para cada pessoa, devemos entender quais são os motivos para uma pessoa ser testada. Quais informações eu posso obter após a coleta do meu material genético? As principais delas são:
Como o DNA carrega diversas informações importantíssimas sobre a nossa existência na Terra, são vários os resultados que podemos obter após sermos analisados e a escolha de qual teste deverá ser feito depende muito de qual é o seu objetivo. Portanto, tenha em mente os seguintes fatores:
O teste faz o mapeamento genético e te mostra suas ancestralidades. Você pode fazer o teste em casa, por saliva, e mandar para o laboratório analisar.