Artes/cultura
04/08/2017 às 04:53•1 min de leitura
De repente, em uma tarde chuvosa em que você está concentrado assistindo a algum filme, seu gatinho começa a olhar fixo para algum ponto e resmungar, como se estivesse brigando com alguém ou alguma coisa. Nesse mesmo momento, você se lembra daquilo que sua avó disse um dia: gatos e cachorros às vezes fazem isso porque sabem quando um espírito está presente.
Antes de paralisar de medo ou de cogitar levar seu gato para receber as bênçãos de algum líder religioso, talvez seja bom saber o que a ciência pode nos dizer sobre esse assunto. Será mesmo que esses animais têm poderes paranormais?
A verdade é que esses bichinhos têm, sim, a capacidade de enxergar frequências que não são visíveis aos olhos humanos – ou seja: gatos e cães podem enxergar raios ultravioletas, e isso é uma habilidade presente em outros mamíferos também.
Esse tipo de luz UV está em um comprimento de onda que vai além daquela que pode ser detectada pela visão humana, pois nossa retina tem uma espécie de lente que impede esse alcance.
Ao analisar a retina de mamíferos já mortos, como gatos, cachorros, macacos, pandas, ouriços e furões, pesquisadores da City University of London conseguiram comprovar que a forma anatômica dos olhos desses animais realmente lhes permite enxergar esses raios. Possivelmente, é por isso que seu gatinho às vezes interage com alguma coisa que você não vê.