Artes/cultura
15/08/2017 às 09:58•1 min de leitura
Com uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes, Nova Bombaim, na Índia, recebeu estranhas visitas nos últimos dias: cachorros com uma curiosa pelagem azul! Ainda que existam raças em tons cinza-azulados, os cães indianos são vira-latinhas mesmo, por isso chamaram a atenção da população.
Apesar disso, a notícia é péssima, já que os animais foram vistos na região industrial de Taloja. Fábricas de alimentos, remédios e produtos de engenharia despejam todos os seus poluentes no rio Kasadi, tornando suas águas altamente contaminadas e impróprias para a vida.
Acredita-se que os cachorros de rua possam ter entrado nessas águas poluídas e tingido a pelagem em diferentes tonalidades de azul – os cães originalmente brancos foram os que se tornaram mais chamativos.
Vários cachorros apareceram com um tom azulado
Agora, entidades de proteção animal na Índia estão investigando o caso e emitiram um alerta para as agências reguladoras do governo para que também façam o mesmo. Eles acreditam que algum corante foi despejado no rio, provavelmente de uma fábrica de detergentes, oferecendo riscos à fauna que vive e se alimenta de suas águas.
Os perigos também se estendem à população humana, visto que muitos consomem animais que tentam sobreviver no rio. Segundo moradores de regiões ribeirinhas, o problema da poluição é antigo e eles mesmos já reclamaram com as autoridades, mas pouco foi feito para melhorar essa situação.
Quanto mais claro o cachorro, mais a sua pelagem foi afetada