Artes/cultura
23/07/2019 às 06:00•1 min de leitura
Cachorros, quando estão livres em algum ambiente aberto, adoram ficar cavando buracos, e mesmo quando vivem em casa, acabam cavoucando sofás e camas sem muita cerimônia. Por que será que isso acontece?
O Mental Floss falou com a Dra. Emma Grigg, que estuda comportamento animal. Ela explicou que fazer buracos é normal para os cachorros, e que esse instinto parece ter surgido lá com os antepassados lobos – depois, isso foi reforçado em algumas raças de caça, por meio da seleção artificial.
Segundo Grigg, é por isso que beagles e terriers, especialistas em caçar roedores, crescem aprendendo a cavar nos lugares onde esses animais podem fazer suas tocas.
Além disso, cachorros de outras raças podem cavar por motivos além do instinto predatório, como quando os dias estão muito quentes. Para se livrar do calor do sol e do gramado, alguns cachorros fazem buracos para entrar em contato com a terra mais úmida e mais gelada, resfriando suas patinhas.
Outro motivo que faz com que os cães cavem buracos por aí é o simples fato de que, para eles, essa também pode ser uma forma de guardar algum brinquedo ou um pedaço de osso que não parece interessante agora, mas que pode ser útil no futuro – nem sempre eles desenterram as coisas que “guardam”, no entanto.
Se você tem problemas com os buracos que seu cão faz, não adianta muita coisa punir e reprimir o animal. Em vez disso, tente redirecionar esse comportamento dele, mantendo uma caixa com areia para que ele possa cavar quando quiser, por exemplo – para atrair o cachorro, mostre a ele que nessa caixa tem algum brinquedo ou um osso enterrado.
Vale lembrar que cachorros precisam gastar a energia que têm durante o dia, e, se ficam muito tempo confinados, é normal que essa energia acabe sendo gasta de alguma maneira errada (fazendo buracos, mastigando sapatos, revirando latas de lixo). Para garantir que isso não ocorra, leve sempre seu cachorro para passear e ofereça atividades que possam entretê-lo.