Artes/cultura
10/05/2018 às 06:42•3 min de leitura
Você soube que o Kilauea, o famoso vulcão que fica no Havaí, entrou em erupção recentemente? Desta vez, as áreas atingidas se encontram em uma região residencial que fica na maior ilha havaiana e forçou a evacuação de perto de 2 mil habitantes e causou a destruição de dezenas de casas. Além disso, a atividade vulcânica provocou centenas de tremores de terra — um deles chegou a atingir magnitude 6,9 — e o surgimento de cerca de 15 fissuras que estão “cuspindo” lava para a superfície.
Apesar de a população havaiana estar acostumada a conviver com vulcões ativos — e, obviamente, com o Kilauea —, a situação é dramática para as pessoas afetadas. Por outro lado, a erupção não deixa de ser um espetáculo à parte e, embora as autoridades tenham alertado sobre os perigos de visitar as áreas nas quais a atividade é mais intensa, uma vez que é impossível prever o que pode acontecer por lá, muitos corajosos e curiosos estão indo até lá para registrar a erupção.
Com isso, inúmeras imagens impressionantes estão circulando na internet e as que você pode ver a seguir foram selecionadas a partir de uma lista compartilhada por Alan Taylor, do site The Atlantic. Como você mesmo poderá conferir, os registros são surpreendentes, tanto pela dimensão como pela beleza da erupção.
(The Atlantic/Bruce Omori/Paradise Helicopters/EPA-EFE/REX/Shutterstock)
Só essa fissura imensa, para que você tenha uma noção de seu tamanho, já se estendia por mais de 600 metros quando a foto foi registrada, no dia 5 de maio.
(The Atlantic/Frederic J. Brown/AFP/Getty)
Deu para entendeu o motivo de ser perigoso se aproximar muito das fissuras?
(The Atlantic/USGS)
Essa imagem foi registrada na manhã do dia 5 de maio, quando uma enorme massa de lava foi vista atravessando uma via e engolindo tudo em seu caminho.
(The Atlantic/USGS)
A fissura capturada na imagem, cuspindo lava para o alto, tinha cerca de 2 metros de espessura — pelo menos quando a foto foi registrada, no dia 4 de maio.
(The Atlantic/Marco Garcia/AP)
O problema é que não há como parar o avanço da lava. Viu a “língua” incandescente acima? Ela foi fotografada no dia 5 de maio.
(The Atlantic/USGS)
Essa foto acima, onde é possível ver vapor escapando através de pequenas aberturas no asfalto, foi capturada momento antes da formação de uma das fissuras. Já o vídeo a seguir, registrado por Mick Kalber durante um sobrevoo de helicóptero — e compartilhado pelo pessoal do site Twisted Sifter — mostra um pouco da atividade vista de cima. Assista:
Você prestou atenção — já no comecinho do vídeo, a partir do minuto 00:08 — na lava sendo lançada para o alto através da fissura? Segundo as autoridades havaianas, em alguns casos, o material chegou a alcançar mais de 70 metros de altura! Agora, veja a seguir o que aconteceu com um automóvel que se encontrava estacionado no caminho do magma:
Na realidade, de acordo com Peter Dockrill, do site Science Alert, embora as fissuras tenham surgido nos últimos dias, a erupção teve início em 1983 (!!!), e a destruição sendo provocada agora consiste no 62° episódio relacionado com a atividade vulcânica do Kilauea. E tem mais: não existe uma previsão de quando as coisas deverão se acalmar.
(Science Alert/USGS)
O fascinante é que, para alguns havaianos, a explicação do que está acontecendo agora está relacionada com a ira de Pele, a deusa havaiana do fogo, que estaria simplesmente reconquistando o território que os humanos ocuparam, mas que pertence a ela. E ela deve estar meio nervosa com a ocupação, pois alguns especialistas disseram que a erupção pode se estender por meses e até anos!
***
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.