Estilo de vida
02/10/2018 às 09:31•2 min de leitura
Bichos-preguiça se movem muito lentamente, e de acordo com um estudo recente, o metabolismo desses animais entra em pane quando está muito quente ou muito calor. Como comem folhas de apenas alguns tipos de árvores, a dieta desses bichinhos não é muito variada nem muito rica em nutrientes, e para deixar a coisa toda ainda mais bizarra, eles gastam bastante energia para manter a temperatura do corpo regulada. Movimentar-se sem pressa é, então, um jeito de manter a saúde em dia.
Olha só que legal: os bichos-preguiça têm o costume de deixar que algas cresçam em meio à sua pelagem, o que acaba servindo de petisco quando estão com fome e não podem sair do lugar tão cedo. As traças, por sua vez, ajudam o crescimento dessas algas, e em troca acabam morando no corpo quentinho e aconchegante do bicho-preguiça.
Tudo nesses animais funciona devagar, e o mesmo vale para o sistema digestório deles, que é bastante lento. Por isso, eles descem de suas árvores apenas uma vez por semana para fazer cocô, o que é também de interesse das traças, sobre as quais falamos no item anterior. Acontece que as fezes do bicho-preguiça serve de ninho para ovos de traça, e é por isso que os bichos-preguiça descem de suas árvores para defecar, para que as traças cresçam bem e para que ambos continuem se beneficiando da existência do outro.
Ainda que não pareçam ter muita coisa em comum, as garras desses animais revelam que eles têm, sim, um parentesco.
Quando estão na água, nem se parecem com os animais lentos das árvores. Nadadores rápidos, conseguem se locomover com facilidade quando encontram um rio por perto, especialmente quando precisam encontrar outro bicho-preguiça para acasalar. Espertinhos!
São animais tão bons em se manter de ponta-cabeça, pendurados em galhos, que conseguem ficar na mesma posição mesmo depois de mortos. Quando algum predador percebe que o bicho-preguiça está próximo, ele só vai ter sucesso na sua caça se subir na árvore e vencer na briga, pois o bicho-preguiça jamais vai descer ou cair dali.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!