Artes/cultura
05/10/2018 às 07:30•2 min de leitura
Pega um cafezinho lá e volta aqui que a gente explica como é que isso é possível. Um estudo feito para descobrir os níveis de vício da bebida sagrada revelou que as pessoas realmente têm a necessidade de tomar café, e em um experimento que durou 12 dias, os participantes tiveram efeitos ruins quando pararam subitamente de tomar café. No entanto, quando eles foram orientados a tomar café descafeinado, ficou tudo bem, numa boa. Ou seja: o vício aqui está na bebida mesmo e não na cafeína em si.
De acordo com o Mugs.coffee, a maior caneca de café, feita de cerâmica e comercialmente vendida no mundo, tem a capacidade de aguentar pouco mais de seis litros da bebida. Já pensou o tamanho da sede?
Arqueólogos descobriram recentemente, em Dubai, grãos de café que datam do início do século 12, mas há evidências de que os grãos eram trazidos do Iemen, o que faz com que a idade dos grãos ganhe ainda mais 100 anos.
Má notícia para os astronautas, não é mesmo? A culpa, como você já deve imaginar, é da falta de gravidade, e por isso, quando os astronautas querem tomar café, eles precisam recorrer a uma bebida liofilizada que não é das melhores. Para a felicidade de todos, um grupo de engenheiros desenvolveu recentemente um sistema de cápsulas que funciona em gravidade zero, o que, definitivamente, é uma grande conquista.
A verdade é que a cafeína em excesso pode ser fatal para cachorros, por isso o ideal é evitar, ainda que um cachorro médio possa tomar 100 ml da bebida sem passar mal. Agora em relação aos gatos a coisa não é nada boa, já que eles são muito mais sensíveis à cafeína e podem ter sérios problemas no sistema nervoso se consumirem café. Na dúvida, em ambos os casos, ofereça água ao seu bichinho de estimação.
O Kopi Luwak, um café que é fermentado no intestino de fuinhas e que por isso tem suas características químicas alteradas, custa bem caro, cerca de US$ 500 a embalagem de meio quilo. Ainda assim, esse não parece ser o café mais caro: o preço vai para as alturas quando o que está à venda é o café fermentado na saliva de macaco, o que dá ao grão um gostinho único de baunilha, e custa US$ 600 cada 500 gramas do produto. Você teria coragem de experimentar?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!