Artes/cultura
09/10/2018 às 05:04•2 min de leitura
Pense cá conosco: se toda vez que um meteorito colide com a Terra, se formam equipes de busca que vasculham a área atingida em busca de fragmentos, e se a NASA e outras agências espaciais estão investindo bilhões em missões focadas na mineração de rochas espaciais, é sinal de que esses corpos celestes devem ter algum valor agregado, não é mesmo?
Então... Um cara lá dos EUA deve ter seguido uma linha de raciocínio parecida com essa, pois, recentemente, resolveu procurar especialistas da Universidade de Michigan com um pedregulho de uns 10 quilos e aparência bem sem graça em mãos. Veja:
(Time/Mackenzie Brockman/Central Michigan University)
A identidade da pessoa não foi informada, mas resulta que o homem em questão mostrou o artefato para a professora de geologia Mona Sirbescu — que identificou o item como sendo um meteorito. O objeto foi avaliado em mais ou menos US$ 100 mil (perto de R$ 380 mil, apenas!). Agora, a melhor parte da história: a “pedra” vinha sendo usada como um simples peso de porta há anos.
Porém, o que levou o homem a achar que podia ter uma pilha de dinheiro na forma de um pedregulho em casa? Esse sujeito — que vive em uma pequena propriedade rural — contou que comprou o local em 1988 de um granjeiro que, por sua vez, mostrou a ele a peça. Esse senhor revelou que ela se encontrava com a família desde a década de 30, quando “caiu” do céu, fazendo um estardalhaço e criando uma enorme cratera no terreno.
Michigan man has discovers that what he'd been using as a doorstop for decades is actually a meteorite worth $100,000. https://t.co/w6ID3UN3SC #odd
— AP Oddities (@AP_Oddities) 6 de outubro de 2018
Por conta de como o pedregulho foi parar na propriedade, o granjeiro resolveu guardá-lo durante esse tempo todo — e colocá-lo em uso como peso de porta! Então, quando a propriedade foi vendida, o senhorzinho contou a anedota do objeto e decidiu dá-lo de brinde ao novo proprietário. De 1988 para cá, o homem vendeu a granja a outra pessoa, mas, por sorte, resolveu ficar com a pedra e também usá-la para segurar a porta de casa.
No fim das contas, se passaram 30 anos até que o cara resolvesse olhar para o pedregulho com mais atenção! Segundo as análises conduzidas na universidade, a composição do meteorito consiste em 88,5% de ferro e 11,5% de níquel — e, conforme dissemos anteriormente, vale uma pequena fortuna! Já pensou se deparar com uma pedrinha dessas no quintal de casa?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!