Ciência
27/11/2018 às 09:00•2 min de leitura
Deixe a gente adivinhar: seu gato é do tipo que sobe na cama, enche você de carinho e ronrona no seu ouvido minutos antes de o despertador tocar? Pois saiba que há razões bastante simples (e racionais, fique tranquilo) para que ele aja assim e funcione melhor do que o alarme de qualquer celular de última geração. Confira!
Acredite se quiser: seu gato conhece sua rotina tão bem quanto você. E sim, ele vai demonstrar isso ronronando no seu ouvido enquanto ainda está na cama tentando tirar aqueles 5 minutinhos extras de sono, exatamente porque já absorveu seus hábitos e conhece sua rotina e os sinais que você mesmo dá na hora de se levantar.
Os felinos são tão sensíveis que, depois de algum tempo (se você tiver uma rotina regrada, é claro), eles também serão capazes de perceber as variações da sua programação semanal. O que isso quer dizer? Que eles vão passar a notar quando está de folga – e, o que é melhor, respeitar os dias em que pode dormir até mais tarde.
Nós, humanos, temos um ciclo de sono dividido em cinco fases, que vão do sono leve (quando qualquer barulhinho é capaz de fazer a gente acordar) até o mais pesado (quando nem uma sirene tocando dentro do quarto nos despertaria). Dependendo do ciclo, a respiração, o batimento cardíaco e a movimentação de cada indivíduo podem ser mais ou menos agitados, e os gatos percebem isso, aproximando-se dos seus tutores quando estes demonstram estar na fase do sono leve, que geralmente antecede o despertar.
A visão dos gatos é adaptada para ambientes com níveis de iluminação intermediária, como a do amanhecer e a do entardecer, e é por isso que muitos deles são mais ativos (e adoram brincar e socializar, portanto) exatamente quando você está prestes a despertar – caso você não seja do tipo que gosta de acordar ao meio-dia, claro.
Achou que era só você que acordava com o estômago roncando? Achou errado, especialmente se tiver o costume de abastecer os potinhos de água e comida do seu felino pela manhã, assim que acorda. Os gatos, assim como a maioria dos seus tutores, também esperam ansiosamente pelo café da manhã, dia após dia.
Ah, e não se esqueça: o fato de o seu gato ajudar você a se levantar da cama não é nada com que deva se preocupar. Agora, se ele for um felino insone do tipo que interrompe seu descanso no meio da madrugada, especialmente se estiver pedindo comida ou atenção, a dica é levá-lo para uma avaliação com o médico veterinário.
Se tudo estiver bem com a saúde do bichano e a questão for comportamental, avalie se ele não anda entediado ou se não vem sendo muito mimado. Reforce os bons comportamentos acariciando-o e dando atenção a ele quando estiver calmo, e não quando demandar atenção fora de hora e de maneira escandalosa, combinado?
Você também tem um gato que funciona como despertador em casa? Então, aproveite e conte sua experiência nos comentários!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!