Estilo de vida
01/02/2019 às 09:02•2 min de leitura
Estima-se que existam mais de 24 mil espécies de peixes no mundo, contabilizando tanto os de água doce quanto de água salgada. Na lista dos 10 mais velozes, entretanto, não existe nenhum que tenha os rios e lagoas como habitat. Os mais ligeiros ficam nos mares e aproveitam toda a “pista” disponível. Confira o Top 10:
Velocidade máxima: 56 km/h
Os peixes-voadores formam uma grande família com ao menos 70 espécies diferentes – as mais rápidas são as que possuem 4 barbatanas que funcionam como asas para planar ; portanto, não são exatamente iguais às das aves. São encontrados em águas subtropicais do Atlântico e do Pacífico.
Velocidade máxima: 64 km/h (empate)
Ele costuma ser chamado de peixe-espada, mesmo que esse seja o nome de outra espécie bem diferente. O espadarte possui o maxilar superior bastante longo, que se assemelha ao florete de esgrima. Ele é encontrado em águas tropicais e temperadas do Pacífico, do Índico e do Atlântico.
Velocidade máxima: 64 km/h (empate)
Em inglês, ele se chama “peixe-osso”, devido à presença de pequenos ossos em sua carne, que fazem do ubarana-focinho-de-rato ser pouco apreciado para alimentação. Ele costuma viver em águas tropicais do Atlântico, inclusive no Brasil.
Velocidade máxima: 69 km/h
Essa espécie gosta de águas mais frias, por isso chega a fazer grandes migrações em busca da temperatura ideal. É o segundo tubarão mais rápido do mundo, apesar de preferir deslizar pelos mares como se tivesse vindo ao mundo a passeio.
Velocidade máxima: 70 km/h
Esta espécie é encontrada nas margens leste e oeste do Oceano Atlântico e também no Mar Mediterrâneo. Antigamente, existia também no Mar Negro, mas econtra-se extinto por lá. Apesar de ser um peixe com bastante gordura, o atum-rabilho é muito apreciado para a alimentação.
Velocidade máxima: 74 km/h
O tubarão mais rápido do mundo está ameaçado por conta da pesca predatória. Em 2016, um pescador gaúcho morreu após ser mordido na perna enquanto tentava içar um tubarão-mako para dentro de seu barco.
Velocidade máxima: 78 km/h
Esse peixe pode ser encontrado em todo o mundo, mas principalmente em mares tropicais e subtropicais. Tem a carne bastante apreciada, além de atrair muitos atletas de pesca esportiva. Normalmente, nada sozinho ou em grupos de no máximo 3 indivíduos.
Velocidade máxima: 80 km/h
O marlim-listrado é um peixe bastante apreciado na pesca esportiva, sendo encontrado em regiões tropicais e temperadas dos Oceanos Índico e Pacífico. O mais pesado espécime encontrado tinha 190 kg e foi pescado em 1982.
Velocidade máxima: 110 km/h
Encontrado nos Oceanos Índico e Pacífico, o peixe-vela possui uma bela barbatana dorsal que fica exposta acima do nível da água quando o peixe rasga os mares. Daí vem o seu nome de vela.
Velocidade máxima: 129 km/h
Muito famoso na pesca esportiva por conta de sua rapidez, o marlim-preto costuma ser encontrado próximo a ilhas do Pacífico e na costa da Austrália. Em 2010, passou a ser ameaçado de extinção.