
Ciência
08/08/2019 às 10:00•1 min de leitura
Depois da lenda de uma águia tão grande que caçava crianças, um pinguim com o tamanho de uma pessoa adulta, ou mesmo o único papagaio albino do mundo, paleontólogos da Nova Zelândia acabam de divulgar o resultado de uma nova descoberta. Fósseis de uma espécie de papagaio, nomeado como Heracles inexpectatus em referência ao semideus grego Hércules, uma das figuras mais conhecidas da mitologia grega em virtude de seu tamanho e força, foram reavaliados no início deste ano.
Isso tudo porque estima-se que o animal tivesse cerca de um metro de altura e pesasse algo em torno dos sete quilos. Os pesquisadores acreditam ainda que, por suas proporções, seu bico possuísse uma força descomunal, capaz de ajudá-lo a se alimentar, por exemplo, de outras aves.
Com essa descoberta, o Heracles, mesmo extinto há cerca de 16 a 19 milhões de anos, passa a ser considerado o maior papagaio do mundo. Os paleontólogos que encontraram os fósseis dos ossos da perna do animal há cerca de 11 anos em St. Bathans, Central Otago, na Nova Zelândia (acreditando, naquele momento, ser de outra espécie, como uma águia ou um pato), decidiram reavaliá-los no início deste ano e só então puderam chegar à conclusão de que, na verdade, o animal tratava-se de um papagaio bem diferente. Segundo Mike Archer, paleontólogo da Universidade de Nova Gales do Sul, em entrevista concedida à agência de notícias AFP, sem dúvidas, há muitas outras espécies para serem descobertas.
"Temos escavado esses depósitos fósseis há 20 anos e, a cada ano, descobrimos novas aves e outros animais. Sem dúvida, há muitas outras espécies inimaginadas a serem descobertas", disse o cientista.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.