Estilo de vida
10/09/2019 às 05:34•1 min de leitura
A destruição causada pelo furacão Dorian tem sido bastante divulgados pela imprensa e em redes sociais. Mas o que o fenômeno meteorológico causou após sua passagem também foi de causar espanto. Depois que os ventos de Dorian atingiram o estado da Flórida, nos Estados Unidos, os moradores viveram cenas impressionantes, mas comuns após a passagem de furacões.
Imagens capturadas por moradores mostram como o céu foi pintado por tons de roxo, ou púrpura, se preferir. O site KENS5 relatou o fenômeno em um timelapse que mostra a evolução das cores no céu da Flórida:
Isso acontece devido ao espalhamento da luz, uma ocorrência natural, principalmente após a passagem de furacões. O mesmo foi observado no ano passado, quando o furacão Michael passou causando devastação. Normalmente, apenas os comprimentos de onda mais longos da luz no espectro de cores são visíveis através das nuvens, o que resulta no pôr do sol geralmente em tons dourado, rosa e laranja. Mas após Dorian, o céu estava super saturado, e a umidade da atmosfera refratou a luz do sol poente.
Purple skies after #Dorian passed by Jacksonville today. Do you think there’s a chance Dorian was a fan of Prince? pic.twitter.com/mpeM3bsVXo
— Amy Pope-Latham, LCSW (@coastalBtherapy) September 5, 2019
Violeta é o menor comprimento de onda do espectro, o que significa que raramente é visível no céu. Mas as densas nuvens baixas, combinadas à alta umidade do início de setembro, criou as condições perfeitas para um raro céu roxo.