Esportes
02/10/2019 às 10:30•2 min de leitura
O fotógrafo brasileiro Carlos Fairnbairn, especializado em registros astronômicos, teve um de seus trabalhos escolhido pela NASA como a “Foto do Dia” na última segunda-feira (30). A imagem, publicada junto a uma breve descrição feita por um astrônomo profissional, mostra a Constelação de Órion, suas estrelas e nebulosas.
A fotografia escolhida foi registrada no mês de agosto em uma fazenda no interior de Goiás durante a 11ª edição do Encontro Brasileiro de Astrofotografia (EBA), que contou com a presença de profissionais de todo o país.
Na descrição da imagem, a agência explica que os próximos meses serão os melhores para ver Órion, mas faz uma ressalva: as estrelas e nebulosas da constelação não vão parecer tão coloridas quanto na foto, a olhos nus. As tonalidades foram obtidas com a utilização de equipamentos profissionais.
Além do tripé e da sua câmera fotográfica profissional, Carlos teve o auxílio de um equipamento especial usado em fotos de longa exposição para acompanhar o movimento de rotação da Terra, como ele contou em entrevista à revista Galileu.
Foram quatro tentativas e muitos obstáculos até conseguir a foto perfeita. Na primeira noite, o vento forte o atrapalhou, enquanto na segunda, a nebulosidade do céu foi a sua maior inimiga. E quando tudo parecia dar certo, um problema técnico, na terceira noite, fez o fotógrafo adiar novamente o aguardado registro.
Já na quarta noite, finalmente as coisas funcionaram. A imagem registra várias estrelas, com destaque para a Betelgeuse, uma gigante vermelha 20 vezes mais massiva que o sol — ela aparece como o ponto mais brilhante à esquerda da foto, em uma tonalidade alaranjada.
Também vemos estrelas como a supergigante Rigel (canto superior direito), Bellatrix (canto superior esquerdo) e Saiph (canto inferior direito). De baixo para cima, alinhados no cinturão de Órion, estão Alnitak, Alnilam e Mintaka, enquanto em direção ao canto superior direito é possível visualizar a Nebulosa de Órion.
Todos os dias, a NASA escolhe uma imagem ou fotografia que mostrem como o universo é fascinante para ser apresentada ao mundo, acompanhada de explicações técnicas.
Para ver as fotos do dia basta acessar o site Astronomy Picture of the Day (APOD). Na opção “Calendar”, você confere os registros diários desde junho de 1995.