Artes/cultura
03/10/2019 às 14:00•2 min de leitura
A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório de ciências do tamanho de um campo de futebol localizado no espaço sideral cerca de 250 milhas (o que daria, aproximadamente, 400 quilômetros) acima do planeta Terra.
Em geral, sempre tem alguém a bordo da Estação. É comum que de trêss a nove pessoas estejam presentes a qualquer momento. E, embora pareça muito divertido acampar no espaço, há muito trabalho a ser feito e é comum que os astronautas estejam ocupados em grande parte do tempo que passam lá — afinal, nenhuma ciência se faz sozinha.
Os astronautas, além de ter muitos compromissos dentro da Estação, também possuem inúmeras tarefas do lado de fora. Por esse motivo, “caminhadas” espaciais fazem parte de sua rotina. Frequentemente, é preciso que alguém saia para consertar algo, substituir peças, ou até mesmo fazer experiências científicas no vazio espacial. E são esses os momentos-chave que geram as melhores fotos possíveis da Estação Espacial Internacional.
Há apenas alguns dias, a astronauta da NASA Christina Koch fotografou sua melhor amiga e também astronauta Jessica Meir. A imagem chamou a atenção por ter uma perspectiva interessante em que Jessica se encontra dentro da sonda Soyuz, saindo da Terra em direção à Estação. A sonda demora apenas 5 minutos para alcançar o espaço e outras seis horas para percorrer o trajeto até a Estação propriamente dita.
A foto a seguir é de outubro de 2017, em que o astronauta Mark Vande Hei está pendurado na parte externa da Estação. É claro que, apesar de não parecer, Mark está preso à um cinto — porque, convenhamos, a ideia de simplesmente despencar no espaço não é nada agradável.
E, para fechar com chave de ouro, aqui vai uma foto inesquecível. O astronauta da vez chama-se Robert Cuberman e estava trabalhando nas fases iniciais da Estação Espacial Internacional, em 2006. A construção da estrutura levou muitos anos e só foi possível devido ao esforço e dedicação de diversos astronautas como Robert.
Essas fotos são de tirar o fôlego ou não? Compartilhe a sua opinião conosco pelos comentários!