Estilo de vida
09/10/2019 às 11:00•1 min de leitura
Chamado de D28, ou "Dente Solto", o iceberg que se desprendeu da plataforma Amery, na Antártica, possui uma área de 1.636 km², maior que a cidade de São Paulo. Com 315 bilhões de toneladas, o grande cubo de gelo passou a ser monitorado a partir do momento em que se desprendeu da plataforma, pois pode implicar riscos ao transporte marítmo no futuro.
Acredita-se que, nesse caso específico, não, uma vez que cientistas previram que o desprendimento da rocha de gelo aconteceria entre 2010 e 2015, mas ocorreu apenas este ano. Segundo pesquisadores, o acontecimento é natural e possibilita o equilíbrio e a manutenção entre os oceanos e as plataformas de neve.
Para se ter ideia, a Amery é a terceira maior plataforma de gelo do planeta, além de ser um canal de escoamento de extrema importância para o leste do continente. Embora seja um processo natural, o desprendimento de icebergs deve ser acompanhado de perto, especialmente por navegantes.
Estima-se que o D28 será levado pelos ventos e correntes da Antártica em direção ao Oeste, e levará muitos anos para derreter totalmente.