Ciência
15/10/2019 às 03:00•1 min de leitura
Estamos cada dia mais próximos da possibilidade de viver no espaço! Agora, astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla americana), utilizando a técnica desenvolvida pela empresa Aleph Farms, conseguiram reproduzir carne bovina no espaço. O experimento bem sucedido aconteceu no dia 26 de setembro, a 399 km de distância do nosso planeta!
Para que o processo funcionasse, células bovinas foram cultivadas na Terra e levadas para o espaço. A partir daí, os astronautas utilizaram uma impressora 3D, somada a estas células, para formar o tecido muscular bovino.
No ano passado, em dezembro, a Aleph já havia criado o primeiro bife em laboratório, mas apesar de agora esta novidade já ter chegado ao espaço, ainda há muito o que melhorar, como o gosto, que não é igual ao da carne “natural”.
O que dizem as estatísticas é que em 2050 a população mundial alcançará o número de 10 bilhões de pessoas e, para alimentar toda a gente, deveria que haver uma grande criação de gado, muito maior do que já imaginamos. Porém, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), essa criação de gado para alimentar tantas pessoas poderia causar um grande impacto negativo no planeta.
Agora, com essa possibilidade da produção de carne sintética, caso o método seja bem sucedido em larga escala futuramente, poderá ser utilizado para colaborar na alimentação da superpopulação do futuro.
De acordo com estudos de 2019, feitos em Oxford, se toda a humanidade passasse a comer carne produzida em laboratório, os gases do efeito estufa diminuiriam em 80% e 99% menos terra seria ocupada com a pecuária, sobrando mais espaço para a própria população ocupar.