Estilo de vida
16/10/2019 às 11:30•1 min de leitura
O fascínio do ser humano pelas cobras é algo difícil de entender. É só fazer uma pequena busca no YouTube para descobrir que a maioria das pesquisas envolve "comida para cobra". Algumas chegam a ser tenebrosas, como: "cobra come uma vaca inteira", por exemplo. Apesar de ser algo assustador e um tanto bizarro, uma dúvida permeia a mente de todos: qual é o maior animal que uma serpente é capaz de devorar?
Antes de tudo, é preciso saber que existem diversas espécies de cobras, que se alimentam de vários seres. Há serpentes que comem minhocas, moluscos e, por último, animais grandes — o que realmente nos interessa.
Veados e gado compõem o cardápio de refeições preferidas das serpentes. Em 2018, uma piton birmanesa engoliu um cervo que pesava 16 kg. O caso foi registrado na Flórida, EUA. O mais interessante de tudo é que a cobra pesava apenas 14 kg, dois a menos que o cervo. A serpente morreu logo após regurgitar o jovem animal.
Mas nem só de gado e cervos vivem as cobras. Em 2017, um rapaz de 25 anos foi engolido por uma píton, na Indonésia. A situação foi reportada pela National Geographic. Um ano depois, também na Indonésia, uma mulher de 54 anos foi morta e comida por outra píton gigante.
Muitos acreditam (erroneamente) que as cobras deslocam a mandíbula para engolir suas enormes presas. No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam. De acordo com Julia Klaczko, zoóloga da Universidade de Brasília, esses animais utilizam músculos, ossos e ligamentos do crânio para expandir suas bocas incrivelmente largas. Por este motivo, as cobras são capazes de engolir animais relativamente imensos sem muitos problemas.
Após esticar as mandídulas até superar o tamanho da presa, a serpente move a vítima pelo trato digestivo, onde os sucos digestivos do estômago quebram os tecidos da presa, possibilitando a digestão.