Ciência
24/10/2019 às 02:00•1 min de leitura
O lince canadense pode até lembrar um gato doméstico, mas as semelhanças estão só nas aparências. O felino habita as florestas da América do Norte próximas ao Ártico e pode ter patas do tamanho de uma mão humana!
Naturalmente adaptadas ao clima frio e à neve que cobre o solo, suas patas funcionam como botas de neve. Seu corpo e seu rabo não são grandes, mas suas pernas compridas e patas impressionantes ajudam com a locomoção, permitindo a maior facilidade na hora de movimentar-se e na aderência ao solo.
(Fonte: bigrunwolfranch)
Os linces são animais territoriais, que habitam florestas de clima frio. Seu habitat se estende do Alasca ao Canadá, alcançando algumas partes mais ao norte dos Estados Unidos. Flagrar o lince canadense em sua morada é usualmente bem difícil. Os animais são conhecidos pela discrição, e encontros com humanos são bastante raros.
Uma curiosidade sobre o animal é sua capacidade de produzir uma variedade de sons distintos, especialmente durante a época de acasalamento e durante brigas territoriais.
Sua alimentação é baseada em pequenos roedores, lebres e pássaros. O lince canadense geralmente caça durante a noite, e tem por hábito não deixar restos de sua presa para trás. Se for necessário, o animal “guarda” a presa abatida na neve, e volta para consumir o resto depois. Por não ser muito rápido, o lince usa como tática de caça esconder-se e esperar até que sua presa esteja próxima o suficiente para o ataque.
Felizmente, a espécie não está ameaçada de extinção no Canadá. No entanto, a perda de territórios e a caça para o comércio de peles têm diminuído o número de linces canadenses, especialmente nos Estados Unidos. Além disso, devido à natureza fria de seu habitat, as mudanças climáticas podem atingir a espécie no futuro. Nos últimos anos, organizações preocupadas com o declínio no número de animais têm surgido, num esforço para restabelecer a população.