Artes/cultura
29/10/2019 às 11:00•1 min de leitura
Analisando o esgoto obtêm-se dados praticamente em tempo real dos hábitos da população. Cientistas concluíram quais são as drogas favoritas e a quantidade média destas substâncias ilícitas usadas em determinadas cidades com apenas amostras de água de seus esgotos.
O Sewage analysis CORe group Europe, ou SCORE group, fez uma compilação dos resultados do monitoramento internacional que realizou por um período de sete anos, de 2011 a 2017. Foram analisadas semanalmente amostras referentes a cerca de 60 milhões de pessoas em 120 cidades, espalhadas por 37 países no mundo.
A pesquisa se concentrou na busca de quatro substâncias ilícitas: cocaína, metanfetamina, anfetamina e ecstasy. Os resultados provam que estas drogas são usadas de maneiras diferentes mundialmente e correlações foram pontuadas.
"A análise de esgoto também foi instrumental no projeto que a Statistics Canada começou em março de 2018, monitorando o consumo de canábis pós-legalização", disse Viviene Yargeau, professora do departamento de engenharia química na McGill University (Montreal).
O método fez sucesso pois proporciona identificação do abuso de drogas muito mais rapidamente que outras abordagens.