Ciência
26/12/2019 às 11:00•1 min de leitura
Já faz alguns anos que os polos magnéticos do planeta Terra estão instáveis. Segundo o Centros Nacionais de Informações Ambientais, foi observado que o norte magnético está se movendo em direção a Sibéria em tempo recorde, o que deixou os cientistas perplexos.
A movimentação dos polos ocorre devido ao fluxo de ferro fundido no núcleo do planeta, entretanto, o aumento da velocidade incremental é muito grande em comparação com os registros históricos.
Normalmente, essa rotação é lenta, permitindo que os cientistas acompanhem sua posição facilmente, mas desde a década de 1990 o polo norte magnético tem acelerado a uma velocidade média de 55 quilômetros por ano.
Mesmo que os pesquisadores não consigam explicar como isso está acontecendo, foi possível mapear o campo magnético da Terra para tentar supor o que vai acontecer no futuro. Isso é chamado de Modelo Magnético do Mundo (World Magnetic Model em inglês) e representa o campo que ajuda ferramentas como GPS, sistemas da NASA e militares a funcionarem.