Esportes
19/01/2020 às 11:00•2 min de leitura
Já é uma situação bastante preocupante retirar uma pedra da bexiga, agora, imagine encontrar 100 delas dentro do seu órgão? Foi o que aconteceu com um idoso de 83 anos chamado Liu, um chinês que encontrou mais de uma centena de pedrinhas com variados tamanhos dentro da sua bexiga.
A situação foi descoberta após Liu chegar à emergência do Hospital Zhongda, em Jiangsu, reclamando de fortes dores ao urinar. A equipe médica então resolve fazer um raio X no paciente, quando o surpreendente aconteceu: foram encontrados diversos cálculos, nos mais variados tamanhos.
Uma cirurgia precisou ser feita para a retirada das pedras. De acordo com um dos médicos responsáveis pelo caso, Sun Chao, "durante a operação, a bexiga foi aberta e um grande número de cálculos foi retirado. Havia mais de 100 grandes e pequenos cálculos".
Além disso, existiu um agravamento do caso por conta de uma hiperplasia prostática benigna, o qual resulta em um aumento do tamanho da próstata. Entretanto, esse fenômeno não é canceroso.
"Depois que as pedras na bexiga de Liu foram removidas, uma análise de componentes foi realizada para determinar se (sua composição) tinha altos níveis de ácido úrico", conta o médico, que também afirmou ser comum encontrar um alto teor dessa substância em idosos. Entretanto, não é possível dizer se ela influencia no aparecimento de cálculos neste órgão.
Os cálculos vesicais são fragmentos minerais que aparecem quando a pessoa bebe pouco líquido durante o dia, além de segurar a urina com frequência. Entretanto, o caso do senhor Liu não é tão comum, já que ele conta que estava há, pelo menos, uma década sem conseguir urinar, porém, não procurou auxílio médico antes.
Para evitar esse problema, é preciso beber muita água durante o dia e utilizar o banheiro sempre que tiver vontade. Além disso, é importante reduzir o consumo de sal nos alimentos.