Esportes
04/03/2020 às 07:12•1 min de leitura
Faz parte do imaginário popular as histórias sobre o rei Midas, o governante grego que era capaz de transformar tudo o que tocava em ouro. O termo passou a fazer parte do cotidiano das pessoas para expressar alguém que torna bem-sucedido tudo o que toca. A história se baseia no verdadeiro rei do século 8 a.C. chamado Mita e se funde com uma nova descoberta feita por um agricultor em um local ao sul da Turquia, conhecido como Türkmen-Karahöyük. Uma grande pedra com inscrições da Idade do Bronze e Ferro foi encontrada pelo homem enquanto cavava um canal de irrigação.
Ele chamou pesquisadores internacionais que investigavam a região e eles foram até lá conferir as marcações hieroglíficas. A área é conhecida por ter sido lar de outras famosas cidades antigas ao longo dos milênios. O arqueólogo James Osborne, do Instituto Oriental da Universidade de Chicago, que realiza pesquisas no local, disse que ficou claro, ao ver a pedra, que se tratava de um manuscrito feito em Luwian, a linguagem usada na região na Idade do Bronze e Ferro. “Não tínhamos ideia sobre este reino. Em um piscar de olhos, tínhamos informações novas e profundas sobre o Oriente Médio da Idade do Bronze, disse o pesquisador.
A pedra foi extraída usando o trator do fazendeiro e transportada para um museu turco, onde foi feita sua limpeza, fotografia e preparação para tradução. “Os deuses da tempestade entregaram os tipos [opostos] à sua majestade”, é o que diziam os escritos, que podem dizer respeito ao rei Hartapu, que provavelmente governou a área em torno de Türkmen-Karahöyük.
Os escritos encontrados nesta pedra podem estar ligados a outros descobertos 16 quilômetros ao sul, que descrevem o rei. Hoje, um grande monte de terra cobre o que os arqueólogos acreditam ser um grande império de 3 mil anos atrás. Hartapu e o rei Midas batalharam no final do século 8 a.C., segundo encontraram os pesquisadores.
A equipe de Osborne confirma que planeja retornar ao local para novas pesquisas e possíveis escavações.