Estudo revela: coronavírus não foi feito em laboratório

19/03/2020 às 09:472 min de leitura

O novo coronavírus tem origem natural, não sendo uma criação de laboratório conforme afirmavam várias teorias da conspiração que tomaram conta da internet nas últimas semanas. É o que revela um estudo feito em conjunto por cientistas de universidades dos Estados Unidos, Austrália e Inglaterra, publicado na revista Nature Medicine na última terça-feira (17).

Desde que o vírus começou a se espalhar, contaminando e matando milhares de pessoas em todo o planeta, não faltam teorias sobre a origem dele. Muitas delas dizem que o Coronavírus foi criado pela China intencionalmente para derrubar a economia mundial e sair em vantagem neste cenário de crise. Até mesmo Bill Gates foi acusado de ter relação com o suposto desenvolvimento da doença.

Mas a ciência afirma o contrário: a nova versão do Coronavírus surgiu como resultado da evolução natural. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão após analisarem a sequência do genoma do vírus e encontrarem fortes evidências de que ele evoluiu naturalmente, possivelmente em morcegos ou pangolins (mamífero em extinção, vendido ilegalmente na China).

O vírus pode ter se desenvolvido a partir de hospedeiros como o morcego.O vírus pode ter se desenvolvido a partir de hospedeiros como o morcego.

A equipe de cientistas descobriu, após analisar elementos da proteína usada pelo vírus para se prender e invadir as células humanas, que determinadas características dela são tão eficazes nesta ligação com o organismo do hospedeiro que não podem ter sido fruto de manipulação feita por engenharia genética, tendo a seleção natural como origem.

Análise da estrutura molecular reforça a conclusão

Os cientistas também realizaram a análise da “espinha dorsal” do vírus (estrutura molecular geral do agente infeccioso) para ter ainda mais certeza sobre a origem natural do Coronavírus, comparando-a com os outros seis tipos de Coronavírus conhecidos.

Segundo o relatório, o SARS-CoV-2 possui uma estrutura central totalmente diferente das outras versões do vírus que infectam pessoas, mais um fator que elimina a possibilidade de produção em laboratório, uma vez que a manipulação usaria a espinha dorsal de outras cepas com efeito conhecido.

Principal autor do artigo, o professor de imunologia e microbiologia do Scripps Research Institute Kristian Andersen afirmou: “podemos determinar com firmeza que o SARS-CoV-2 se originou através de processos naturais”, disse ele depois de comparar os dados da sequência do genoma disponíveis para amostras conhecidas do Coronavírus.

Estudo revela: Coronavírus não foi feito em laboratório via TecMundo