Artes/cultura
30/05/2020 às 10:26•1 min de leitura
A SpaceX de Elon Musk, juntamente com a NASA, fez história — finalmente — levando astronautas para o espaço pela primeira vez após 2011 a partir de um lançamento em território americano. O sucesso desse teste significa um grande passo para o ser humano retornar à superfície da Lua e para pisar pela primeira vez no solo do planeta Marte.
Essa foi a segunda tentativa em lançar o Falcon 9 depois da última quarta-feira (27), quando condições climáticas não favoráveis obrigaram a direção da missão a alterar a data da decolagem sempre pensando na segurança dos tripulantes.
Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley foram lançados ao espaço a bordo da cápsula Crew Dragon após dois anos de testes que garantiriam a segurança deles — e dos próximos voos feitos usando essa espaçonave.
O lançamento aconteceu pontualmente às 16h22 após algumas horas de preparação de todo o equipamento envolvido na decolagem e dos astronautas, que passaram por cuidados especiais devido à pandemia de coronavírus que atinge severamente os Estados Unidos. Comandos, controles e o sistema de comunicação foram verificados para certificar que tudo daria certo.
Durante a tarde, novamente houve dúvida sobre a possibilidade de decolagem devido às condições climáticas. Caso o lançamento fosse cancelado em cima da hora, como aconteceu na quarta-feira, um novo momento propício para a ação seria no domingo (31) às 16h. Porém, no fim da contagem regressiva o tempo colaborou e permitiu que o lançamento fosse realizado com sucesso.
Agora, ambos seguem rumo à Estação Espacial Internacional, onde devem chegar amanhã (31) após 19 horas de viagem.
Notícia em desenvolvimento...