Estilo de vida
01/06/2020 às 07:00•2 min de leitura
A Crew Dragon, nave espacial da empresa SpaceX, chegou neste domingo (31) até a Estação Espacial Internacional (ISS) depois de um voo de 19 horas. Seus astronautas, os primeiros a serem transportados ao espaço por uma empresa privada, deslizaram até o interior do laboratório espacial sob efeito da microgravidade.
A chegada da tripulação, constituída por veteranos da NASA, constitui também outro grande evento: é a primeira vez que uma espaçonave tripulada dos Estados Unidos atraca na estação espacial desde 2011, quando a NASA abandonou o programa Space Shuttle.
O comandante da cápsula Dragon, o astronauta Douglas Hurley, agradeceu ao pessoal da SpaceX e da NASA, afirmando: "Foi uma verdadeira honra ser apenas uma pequena parte desse empreendimento de nove anos desde a última vez que uma nave espacial dos Estados Unidos atracou na Estação Espacial Internacional".
Doug e seu colega Robert Behnken foram lançados ao espaço pela SpaceX no último sábado (30) num voo teste chamado Demo-2, que decolou do célebre Kennedy Space Center da NASA, na Flórida.
De dentro da estação, o astronauta da NASA Chris Cassidy reportou: "Dragon chegando", enquanto tocava o sino como faz qualquer embarcação tradicional. E deu as boas-vindas: "Bob e Doug, estamos felizes em tê-los na equipe".
Enquanto as manobras de acomplamento eram realizadas de forma totalmente automatizada, Hurley assumiu o controle manual da Crew Dragon para um teste final. Segundo ele, "a nave se comportou exatamente como no simulador".
https://www.youtube.com/watch?v=BU1F3uXyxkA
Mesmo depois de acoplados, Behnken e Hurley realizaram uma série de testes adicionais e checagem de vazamentos para assegurar que a Crew Dragon estivesse perfeitamente conectada com segurança à estação espacial.
E foi somente após às 14h que a cerimônia teve início. Nesse momento, os dois astronautas abriram a escotilha da espaçonaves para se juntar aos seus colegas Chris Cassidy e aos russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner, que estão em órbita desde o mês de abril.
Direto do Controle da Missão em Houston, o administrador da NASA Jim Bridenstine era só elogios para a equipe e para os astronautas: "Vou contar uma coisa para vocês, o mundo inteiro viu esta missão".