
Ciência
02/06/2020 às 02:00•3 min de leitura
Nos últimos anos, os animais domésticos têm se popularizado bastante nas redes sociais, a ponto de haver inúmeros donos gerenciando contas próprias dos pets, onde divulgam habilidades incríveis, feitos heroicos e características marcantes que os tornam especiais, de certa forma. Geralmente muito carismáticas, as graciosas criaturas conseguiram um sucesso avassalador, inspirando mais gente a divulgar ainda mais seus bichos de estimação e transformando a internet em um ambiente mais agradável e menos poluído.
A mais recente atração é a cadela Eris, de apenas 2 anos, pertencente ao antigo clã russo da raça Borzoi Sighthound, utilizada bastante na Idade Média como símbolo de nobreza em grandes eventos da elite local. Os animais, conhecidos por alto porte, pelagem muito branca e focinho comprido, chamam a atenção de longe e de perto, especialmente por serem muito simpáticos, tranquilos e receptivos.
Porém, o caso de Eris é um pouco diferente, já que a cadela nasceu com uma deformidade genética no focinho que o levou ao patamar de ser o maior registrado no planeta: são 31 centímetros de comprimento. O crescimento excessivo do nariz foi identificado pela dona de Eris, Lily Kambourian, logo cedo, ao perceber que toda a ninhada havia nascido com a estrutura avantajada.
“Eris nasceu em uma ninhada de três em Keysville, Virginia. Quando fomos visitar os filhotes, era evidente que eles poderiam ter uma mordida excessiva", disse Lily. “Isso os excluiria de qualquer exposição de cães, pois é um defeito genético. Mas isso não nos incomodou. Ela veio até nós e sentou no colo do meu companheiro."
Seu perfil pessoal no Instagram, atualmente com mais de 186 mil seguidores, mostra o quão querida a cadela é, tendo suas postagens lotadas de comentários de carinho e ternura, todos respeitando sua condição física e a tratando como um bicho de estimação normal. Lily também comenta que o respeito pela cadela existe no convívio e nas ruas; muitas pessoas até param para afagá-la e brincar um pouco. A demanda por atenção nesses casos é tanta que chega a sufocar o animal, então em geral ela prefere passeios mais curtos ou em locais pouco frequentados.
Apesar de não haver registros oficiais sobre o focinho da cadela, Lily está curiosa sobre os números e pretende, no futuro, cadastrar Eris como postulante ao recorde mundial da categoria.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.