Artes/cultura
05/08/2020 às 09:00•2 min de leitura
Duas estudantes adolescentes de Surat, na Índia, observaram um asteroide com potencial para cruzar a órbita terrestre. Classificado como um NEO (Near Earth Object, ou Objeto Próximo à Terra), o corpo rochoso, que passou a ser identificado como HLV2514 deverá aproximar-se do nosso planeta em um período de 1 milhão de anos, segundo estimativa informada pelo SPACE India, responsável por lançar o projeto de divulgação que colaborou com a descoberta das jovens.
O objeto foi visto durante um treinamento que as estudantes estavam realizando, permitindo a utilização do telescópio Pan-STARRS, da Universidade do Havaí. Apesar do asteroide fazer parte, inicialmente, do grupo que pode apresentar grandes riscos ao planeta Terra, ainda vai haver a necessidade da Agência Aeroespacial Norte-Americana (NASA) confirmar as dimensões e proximidade da rocha.
DISCOVERY ALERT!
— SPACE India (@Spacian) July 25, 2020
We are proud to announce VAIDEHI VEKARIYA SANJAYBHAI and RADHIKA LAKHANI PRAFULBHAI, two students of P.P. SAVANI CHAITANYA VIDYA SANKUL (CBSE) from Surat with the help of SPACE-AIASC discovered a new Asteroid which is a Near-Earth Object named HLV2514. pic.twitter.com/HXpOvrwxNY
"ALERTA DE DESCOBERTA! Nós estamos orgulhosos de anunciar que Radhika Lakhani e Vaidehi Vekariya, duas estudantes do CBSE, de Surat, com a ajuda do SPACE Índia, descobriram um novo asteroide classificado como NEO e chamado de HLV2514."
O treinamento das garotas contou com a participação de uma equipe de especialistas da Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC), um time de cientistas e pesquisadores que conta com o suporte da Agência Aeroespacial. Graças a essa parceria entre IASC e SPACE India, foi possível utilizar um software avançado para estudar as imagens fornecidas pelo telescópio.
"Começamos o projeto em junho e enviamos de volta a nossa análise há algumas semanas à NASA. Em 23 de julho, eles nos enviaram um e-mail confirmando que tínhamos identificado um objeto próximo à Terra", disse Vekariya em entrevista à CNN. “Marcamos cerca de 20 objetos, dos quais este teve sorte. Atualmente, demos um nome aleatório e podemos ter a oportunidade de nomear o asteroide uma vez que sua órbita seja confirmada pela NASA. No entanto, pode levar alguns anos".
Segundo o Dr. Patrick Miller, diretor do IASC, o asteroide HLV2514 está atualmente localizado próximo ao planeta Marte e faz parte do grupo dos Amors, classificação de objetos que passam a maior parte do tempo em órbitas próximas à do Planeta Vermelho.