Artes/cultura
27/09/2020 às 08:00•2 min de leitura
Conhecidos pela inteligência e força, os elefantes são animais admirados por muitas culturas e religiões. Podendo atingir até 3 metros de altura e pesar mais de 6 toneladas, essas criaturas são cercadas de incríveis curiosidades.
A seguir, conheça seis fatos sobre o maior mamífero terrestre vivo!
Diferente do que é mostrado em desenhos, os elefantes não têm medo de ratos. Na verdade, eles possuem uma visão ruim e podem se assustar facilmente com movimentos rápidos ao redor. Assim, o jeito arisco dos roedores é o real motivo pelo qual esses grandes animais ficam assustados.
Quando filhotes, os elefantes instintivamente sugam as trombas. Além de ser uma forma deles descobrirem como usá-las, esse é um hábito reconfortante. Por isso, mesmo na fase adulta, eles têm o mesmo costume quando estão ansiosos.
Esses animais ficam tristes ao perder um membro da família. Ao ver outro elefante morto, eles usam a tromba para se “abraçar” e podem ficar horas em volta da carcaça. Algumas espécies até realizam um “enterro” e cobrem o cadáver com folhas e terra.
Na Indonésia, 23 elefantes de um centro de conservação ajudam os bombeiros locais a combater incêndios. Dessa forma, eles carregam bombas de água e mangueiras, e são usados para o patrulhamento contra novos focos de fogo.
Sempre no início de janeiro, os tratadores dos zoológicos de Berlim e Praga alimentam os paquidermes com antigas árvores de Natal que não foram vendidas. No caso, as saborosas coníferas certificadas como livres de pesticidas são excelentes “petiscos” para os animais.
Em 2015, cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram filmar pela primeira vez um elefante bocejando. Embora fosse um consenso entre os especialistas, ninguém havia capturado o curioso e preguiçoso momento. Assista:
Você conhecia todas essas curiosidades sobre os elefantes? Conte para gente nos comentários!