Estilo de vida
09/10/2020 às 11:30•2 min de leitura
A BioServe Space Technologies, da Universidade do Colorado Boulder, Estados Unidos, desenvolveu as primeiras geladeiras para a Estação Espacial Internacional (ISS) da NASA, marcando a chegada inédita de equipamentos que não sejam utilizados apenas para experimentos científicos. Agora, os astronautas da estação não precisarão mais se preocupar em manter rigorosas dietas baseadas em comidas desidratadas.
O novo equipamento, conhecido como FRIDGE (sigla para Freezer Refrigerator Incubator Device for Galley and Experimentation, ou “dispositivo incubador refrigerador e congelador para cozinha e experimentação” em português), possui o tamanho aproximado de um freezer de geladeira e tem um armazenamento disponível para pouco mais de 24 litros, permitindo a manutenção de temperaturas de -15 ºC a 48 ºC, tanto para resfriar alimentos quanto para preservar amostras de medicamentos e outras substâncias.
Sua tecnologia é baseada em um equipamento familiar para a ISS, o SABL (Laboratório Espacial Automatizado para Bioprodutos, em tradução livre), capaz de conservar experimentos biológicos. O FRIDGE ainda contará com um sistema de monitoramento automático 24h diariamente, fornecendo dados em tempo real de todos os itens que estão armazenados em sua dependência.
“Não há peças rotativas, nem ventiladores, o que é realmente ótimo para a confiabilidade”, disse Robby Aaron, estudante de mestrado aeroespacial, em comunicado via site da universidade. “Uma geladeira normal na Terra também é quente na parte de trás. Não podemos ter isso no espaço. O ar quente não sobe na microgravidade; ele fica parado e pode fazer com que as coisas superaqueçam, então você deve se livrar do calor de outra maneira. A ISS tem um sistema de resfriamento líquido que será aproveitado para dissipar o calor gerado e manter o sistema frio”.
A missão Cygnus NG-14 foi responsável por transportar as duas geladeiras projetadas para a Estação Espacial Internacional, juntamente a um novo banheiro espacial. De início, os equipamentos serão utilizados apenas para preservar alimentos e medicamentos, e estarão sendo plenamente instalados nas próximas duas semanas.
A NASA fechou contrato de dois anos com a BioServe Space Technologies, que ainda irá enviar mais seis refrigeradores para a Estação Espacial Internacional. Segundo a companhia da Universidade do Colorado, os outros FRIDGEs serão fabricados para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas científicas e estudos de amostras.