Cobra recebe nome em 'homenagem' a faca de exército nepalês

14/10/2020 às 11:002 min de leitura

Com presas afiadas e curvas, a espécie de cobra kukri (Oligodon arnensis) recebeu o nome inspirado nas facas utilizadas pelo exército nepalês Gurkha. Agora, um recente estudo reforça a homenagem devido ao meio macabro que o animal utiliza para se alimentar.

Segundo um artigo publicado no jornal online Herpetozoa, os cientistas descobriram que o réptil usa os dentes para cortar o abdômen das caças e comê-las por dentro. Antes, os pesquisadores sabiam que ele usava esse recurso apenas para cortar ovos.

Cobra Kukri (Oligodon arnensis)

Conforme o estudo, a cobra utiliza as presas afiadas para abrir o abdômen principalmente de sapos venenosos. Dessa maneira, ela se alimenta das vísceras do anfíbio e evita ser envenenada por toxinas letais.

Outro detalhe chamou a atenção dos pesquisadores: igual à arma branca nepalesa, os dentes criam lacerações com sangramento duradouro, mas que não matam de imediato. Então, as vítimas têm as entranhas consumidas enquanto ainda estão vivas.

“Os sapos não têm a mesma sensibilidade e não sentem dor da mesma maneira que nós”, destaca Henrik Bringsoe, herpetologista amador e coautor do artigo. “Ainda assim, deve ser a maneira mais horrível de morrer”.

Longas batalhas entre cobras e sapos

Uma Kukri se alimentando das vísceras de um anfíbio.

De acordo com os pesquisadores, esse modo macabro de alimentação ainda era desconhecido. Logo, a informação deixou a comunidade científica fascinada e, ao mesmo tempo, horrorizada com a descoberta.

Durante as pesquisas, os cientistas observaram que as lutas entre a cobra e o sapo podem durar horas. Além disso, depois que se alimenta do anfíbio, o réptil abandona a carcaça da vítima sem comer o corpo inteiro.

Sem dúvidas, uma estratégia de sobrevivência bem perturbadora e que mostra um lado extremamente agressivo da vida selvagem.

A verdadeira Kukri

Um modelo de faca Kukri

Comum no subcontinente indiano, as facas Kukri possuem uma lâmina curva e afiada. Então, elas são associadas ao exército Gurkha, formado por soldados nativos do Nepal ou de etnia nepalesa e indiana.

Historiadores dizem que a arma de origem grega é uma herança de Alexandre, o Grande. Além de ser uma extensão do braço de um guerreiro Gurkha, a lenda diz que ela apenas pode ser embainhada novamente após tirar o sangue de um inimigo.

Acredita que a cobra honra o nome que recebeu? Conte para gente nos comentários!