Estilo de vida
02/11/2020 às 10:00•2 min de leitura
Quem disse que você precisa ir até um museu ou vasculhar os livros de história para conhecer uma casa viking? Em Dublin, na Irlanda, é possível fazer uma viagem ao passado apenas indo a um mercado.
A casa medieval do século XI foi descoberta depois que os donos iniciaram a construção da loja. Ao perceberem que existia algo de diferente na fundação chamaram arqueólogos para verificar o que tinham encontrado.
“O fato dessa estrutura ter sido reconstruída provavelmente duas vezes, mostra que havia uma tremenda resiliência e firmeza naquela época. E, você sabe, é algo que obviamente ainda está dentro de nós. Somos as mesmas pessoas que eles eram”, disse Paul Duffy, diretor arqueológico da Consultoria Arqueológica Irlandesa.
Por meio do vidro instalado no centro da loja, os clientes podem ver um pouco do passado e acompanhar diversas informações referentes ao achado. A estrutura hiberno-nórdica, considerados os ancestrais dos vikings, também contempla uma jarra de argila, do século XIII, que provavelmente era utilizada para levar vinho aos moradores da residência.
Em volta do local foram instalados monitores para que os consumidores pudessem ter todas as informações necessárias. Segundo a história, os vikings noruegueses viajavam com destino à Islândia, Groenlândia e Irlanda. Enquanto isso, vikings dinamarqueses tomaram conta do que conhecemos hoje como a Inglaterra.
Além da casa viking, outras duas estruturas antigas foram encontradas sob o supermercado: uma escadaria do Aungier Theatre, do século XVIII, e os Arcos da rua Longford, que podem ser vistos em diferentes áreas da loja.
No dia de inauguração, que ocorreu em 15 de outubro, os donos realizaram uma doação de 500 euros para dois alojamentos que cuidam de desabrigados e idosos que vivem sozinhos na cidade.