Estilo de vida
08/11/2020 às 05:00•2 min de leitura
A Ilustração científica está morrendo. Hoje, pesquisadores recorrem sobretudo à tecnologias digitais para criar imagens de descobertas que, antigamente, só podiam ser documentadas por ilustradores profissionais.
Contudo, este tipo de arte ainda é muito importante para a ciência. Catálogos como o disponibilizado pela Biodiversity Heritage Library (BHL) em seu site, que contém desenhos que datam a partir dos anos 1400, ajudam cientistas a comparar espécies hoje com seus descendentes de diferentes épocas, por exemplo.
Entre as diversas obras acessíveis online, algumas se destacam por serem um tanto bizarras: ou por se tratar claramente de uma arte exagerada, que demonstra um ponto de vista, ou por retratar um animal realmente estranho. Podemos imaginar que eram ainda mais chocantes na época em que foram feitas e divulgadas.
Confira a seguir 6 das ilustrações mais interessantes que encontramos:
Esta ilustração de Jean-Gabriel Prêtre, publicada no início do século 19, mostra chitons, um tipo de molusco marinho que, em geral, vive em águas relativamente rasas.
George Brettingham Sowerby fez esta ilustração de diferentes tipos de anêmona-joia, animal que vive nas costas rochosas do nordeste do Oceano Atlântico, do Mar do Norte e do Mar Mediterrâneo.
Cachalote é um tipo de baleia que costuma mergulhar em águas profundas (cerca de um quilômetro de profundidade) para buscar alimento. A arte acima foi publicada em 1843 e chama atenção pela expressão humana do animal.
Este trabalho de William Daniell, publicado em 1807, mostra um argonauta – tipo de molusco do mar profundo. Antigamente, acreditava-se (erroneamente) que estas criaturas usavam dois de seus braços como velas.
Os Boas seriam um tipo de dragão do mar encontrado na Itália nos anos 1890. Esta ilustração pertence ao livro Curious Creatures in Zoology ,de John Ashton, que examina criaturas reais e fantásticas documentadas na História da Zoologia.
Salvatore Trinchese fez esta ilustração de um lindo sacoglossa, um clado de pequenas lesmas-do-mar, no século 19.