Artes/cultura
09/11/2020 às 10:00•1 min de leitura
O programa Fantástico mostrou na noite de domingo (8) a experiência assustadora de duas amigas norte-americanas que, andando de caiaque em Avila Beach, nos EUA, quase foram engolidas por uma enorme baleia jubarte, e ainda conseguiram registrar a experiência completa em vídeo.
Julie McSorley e Liz Cottriel estavam passeando de caiaque numa praia próxima ao condado de San Luis Obispo, na Califórnia, enquanto filmavam, junto com outros canoístas, o movimento das baleias, a uns nove metros de distância. De repente, surgiu uma grande bola de iscas ao lado da dupla.
Na verdade, aquele amontoado de peixes era a bocarra de uma baleia. Julie disse que, na hora, “só fiquei com medo dela me puxar para baixo e ficar sem ar. Minha preocupação era ficar sem ar”. Também apavorada, Liz continuou ao lado da amiga, sem entender bem que elas estavam dentro da boca do mamífero.
O programa da TV Globo entrevistou o veterinário Milton Marcondes, do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobrás, para compreender melhor o comportamento da baleia. Marcondes explicou que ela estava se alimentando e, na ânsia de engolir o maior número de peixes do cardume, nem percebeu o silencioso caiaque.
Como a dieta das jubartes se constitui basicamente de pequenos peixes ou krill, a baleia deve ter ficado tão assustada quanto as duas amigas, pois a garganta dela é pequena. “Não dá para uma pessoa virar tipo o Pinóquio e o Geppetto”, concluiu o especialista. Veja as imagens registradas por Julie.