Homens modernos faziam sexo com neandertais na Idade da Pedra

05/02/2021 às 03:002 min de leitura

Segundo fósseis de dentes, os homens modernos da Idade da Pedra faziam sexo com neandertais. Afinal, os dois viveram na Europa e na Ásia ao mesmo tempo, coexistindo por milhares de anos até que os neandertais desaparecessem. Os eventos aconteceram há cerca de 40 mil anos.

Durante o período, era comum que as duas espécies se encontrassem. Então, segundo análises de 11 dentes encontrados em uma caverna, eles faziam sexo e tinham filhos. Afinal, os exemplares provam que os indivíduos tinham ascendência tanto dos Homo neanderthalensis, como do Homo sapiens.

(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)
(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)

DNA de neandertais existe até hoje

Além dos dentes encontrados, provas da descendência do cruzamento das duas espécies podem ser encontradas até hoje. Afinal, a maioria dos europeus tem cerca de 2% de DNA neandertal nos genomas.

Os dentes foram encontrados em Jersey, ilha no Canal da Mancha. A região é conhecida como La Cotte de St. Brelade e foi escavada pela primeira vez em 1910. A análise dos exemplares foi publicada no Journal of Human Evolution e concluiu que os 11 dentes pertenciam a dois indivíduos diferentes. Os homens viveram há cerca de 48 mil anos e têm características de ambas as espécies.

Porém, até o momento, não foram realizadas análises de DNA para comprovar a dupla ascendência. Para isso, será preciso recuperar o DNA das amostras. O que, segundo os pesquisadores, é uma questão de sorte. Afinal, a idade pode prejudicar essa preservação.

(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)
(Fonte: National Memory Museum/Reprodução)

Ainda assim, a conclusão de que os dentes pertenciam ao resultado do cruzamento entre homens modernos e neandertais é bastante assertiva. Isso porque os exemplares contam com raízes de dentes parecidas com o dos neandertais, enquanto a coroa dos dentes é mais similar aos humanos modernos.

Por outro lado, existe ainda a possibilidade de que a espécie fosse isolada geograficamente e tivesse desenvolvido suas próprias características. Porém, essa é uma teoria remota, já que a região costumava ficar conectada à França. Por isso, a teoria mais provável é a de que, sim, homens modernos faziam sexo com neandertais durante a Idade da Pedra. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: