Artes/cultura
18/03/2021 às 10:00•2 min de leitura
Sabe aquele medo profundo de alguma coisa, que muitas pessoas julgam irracional? Se ele te causa ansiedade extrema, incluindo reações físicas e mentais, saiba que você pode estar sofrendo com alguma fobia.
Fobia nada mais é do que aquele medo que parece não ter explicação lógica cabível, sendo reconhecida como uma forma de transtorno de ansiedade por conta das mudanças causadas no comportamento físico e mental da pessoa.
A fobia pode causar problemas sociais para quem é acometido por ela (Fonte: Unsplash / Divulgação)
A diferença do medo e da fobia é justamente o que foi dito anteriormente: enquanto o medo se caracteriza como uma reação psicológica e fisiológica em resposta a uma ameaça ou situação eminente de perigo, a fobia não possui coerência com um perigo real.
Esse assunto ainda é muito debatido pela comunidade médica por um motivo simples: a causa é desconhecida. Contudo, indícios apresentam que o histórico familiar possa ter uma relação causal grande, levando a acreditar que fatores genéticos possam estar envolvidos na origem do medo.
Os contextos e vivências individuais também importam muito. Um medo irracional pode surgir de uma experiência negativa, por exemplo.
Com o entendimento que não é apenas um medo irracional que caracteriza uma fobia, alguns sintomas são comuns a todos os indivíduos que apresentam a patologia.
O tratamento é particular para cada caso, mas é fundamental buscar ajuda psiquiátrica. O profissional de saúde mental poderá indicar a psicoterapia, medicamentos ou ambos.