Artes/cultura
23/04/2021 às 13:00•2 min de leitura
A empresa holandesa Marie Bee Bloom desenvolveu um novo projeto impressionante para o mercado de máscaras internacional. Visando diminuir o impacto causado pelas máscaras descartáveis jogadas foras de maneira incorreta durante a pandemia de covid-19, a companhia decidiu investir em uma máscara biodegradável que pode ser plantada após ter sido usada.
Na visão da designer gráfica Marianne de Groot-Pons, responsável pelo projeto, o mesmo equipamento que nos ajudou a mitigar a disseminação do vírus terminou causando danos ao meio ambiente pela falta de cuidado de parte da população global, o que despertando o desejo da criação de uma solução inovadora para o problema.
(Fonte: Marie Bee Bloom)
Em entrevista para o portal Prestige, Groot-Pons explicou de onde surgiu a necessidade de mudança. "Depois de semanas tropeçando em diversas máscaras descartáveis azuis da rua, acordei uma manhã com a ideia de uma máscara facial biodegradável com sementes de flores. Assim, a terra fica feliz, as abelhas ficam felizes, a natureza fica feliz, as pessoas ficam felizes", ressaltou.
A proteção facial não utiliza nenhum material feito de plástico ou qualquer tipo de recurso que não se decomponha rapidamente, além de ter sido projetada para ser plantada logo após o uso. Os fios usados para prender a máscara na orelha são de lã lisa e a própria máscara é feita de papel de arroz. Em vez de cola, os componentes são mantidos juntos com amido de batata.
Isso significa que a máscara não foi feita para ser usada mais de uma vez, mas entrega diversos benefícios ao planeta. Como sementes de flores foram embutidas no tecido biodegradável, ao enterrar a máscara no solo, a pessoa também estará dando chance para novas plantas nascerem.
(Fonte: Marie Bee Bloom)
Em seu site oficial, a Marie Bee Bloom destaca que suas máscaras ainda não foram testadas cientificamente para comprovar o nível de eficiência contra a propagação da covid-19. Entretanto, a empresa ressalta que sua efetividade, até onde se sabe, deve ser considerada semelhante às máscaras caseiras.
Outro ponto importante sobre o produto é o seu preço. Dado que o processo de confecção é bastante complexo, inevitavelmente as máscaras biodegradáveis acabam saindo um tanto mais caras que as máscaras descartáveis tradicionais. Atualmente, um pacote contendo cinco máscaras está custando 15 euros (aproximadamente R$ 98).