Ciência
26/05/2021 às 07:30•2 min de leitura
Os vegetais e as frutas mudaram muito ao longo do tempo. Durante séculos, o homem interferiu para deixar estes alimentos maiores, mais saborosos e resistentes a pragas. E o resultado são comidas transformadas radicalmente, confira:
Fonte: Hypeness/Reprodução
Quem ama milho nem imagina que originalmente ele era pequeno, fino e seco. Por anos e anos, o alimento foi sendo manipulado para ficar cada vez maior, com mais sabor e fácil de consumir. Atualmente, ele também é ponto de partida para a produção de álcool, açúcar, uísque, ração, pipoca e outros.
Fonte: Hypeness/Reprodução
Finas e com sabor bem acentuado, as cenouras selvagens têm pouco a ver com as que estão no nosso dia a dia. Por volta de 900 d.C., o seu formato já estava parecido com o atual, mas suas cores principais eram vermelha e púrpura.
Fonte: Barbara Wallach/Reprodução
A principal diferença entre o pepino de antigamente e o atual é o seu formato. O vegetal de séculos atrás era redondo, além de ser coberto por espinhos e conter grandes sementes no seu interior. Na verdade, o alimento não era nem comestível, sendo considerado tóxico.
Fonte: Genetic Literacy Project/Reprodução
Se hoje a banana é a fruta mais popular do mundo, algum tempo atrás ela era considerada muito difícil de se comer. Cheia de sementes e extremamente rígida, a banana precisava ser cozida para ser consumida.
Fonte: Christies/Divulgação
Mais pálidas e com muito menos suco, a melancia de antigamente era bem parecida com o melão. Ao longo dos anos, ela começou a ser manipulada para aumentar a quantidade da fruta em si.
Fonte: Jen Geacone-Cruz/Reprodução
O abacate de antes era tão pequeno que cabia na palma da mão e, para piorar, a sua parte comestível consistia apenas em uma fina película que envolvia o caroço.
Para se ter uma ideia, são necessários dez abacates de antigamente para obter o tanto de fruta que se tem na versão atual. Além disso, o alimento que consumimos hoje é mais cremoso e macio do que o original.
Fonte: James Kennedy/Reprodução
O pêssego que conhecemos é resultado de muitas manipulações feitas pelos chineses durante séculos. A fruta original era pequena como uma cereja e contava com um caroço que ocupava mais de 30% do espaço.