
Ciência
17/06/2021 às 11:30•2 min de leitura
As tartarugas desde sempre foram alvos de piada por conta de suas velocidades — tanto que viraram tema de contos infantis como em "A Lebre e a Tartaruga". Desde então, é comum que os seres humanos sigam se perguntando por que elas são tão lentas. Afinal, as tartarugas são os animais mais vagarosos do mundo?
Por mais estranho que seja, a velocidade das tartarugas na verdade é um importante fator de sobrevivência das espécies e ajuda muito em suas jornadas. Além disso, algumas tartarugas aquáticas costumam nadar mais rápido do que muitos peixes por aí. Vamos entender um pouco mais sobre essas impressionantes criaturas!
(Fonte: Pixabay)
As tartarugas levam a sério o lema "a pressa é inimiga da perfeição". De fato, elas se movem lentamente porque o estilo de vida da espécie e o ambiente no qual estão inseridas não exige qualquer tipo de velocidade. Por serem herbívoros, esses animais não precisam ser ágeis para caçar alimento.
Além disso, a carcaça dura que as protege faz com que muitos predadores não se interessem por elas. Ou seja, não existem razões para que elas andem de outra forma senão devagar e sempre. Esse inclusive é um dos motivos para diversas espécies conseguirem viver por longos períodos.
Por possuírem um metabolismo extremamente lento, as tartarugas estão entre os vertebrados que vivem por mais tempo. Como andam devagar e seu corpo não consume muita energia, elas podem ficar muito tempo sem comida e mesmo assim continuarem bastantes saudáveis.
(Fonte: Pixabay)
Apesar da maioria das tartarugas serem consideradas incrivelmente lentas, especificamente as terrestres, é importante destacar que nem todas as espécies se locomovem tão vagarosamente assim. Isso vale especialmente para a maioria das espécies de tartarugas marinhas.
Algumas tartarugas terrestres até desenvolveram a habilidade de correr, mas só a utilizam em situações específicas e raras. Por outro lado, quando as tartarugas marinhas perseguem e atacam suas presas, elas podem alcançar a velocidade de um carro de corrida. Entretanto, a velocidade máxima só pode ser mantida por menos de um segundo.
Esses são alguns exemplos da velocidade média e peso de algumas espécies marinhas:
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.
Se pudéssemos atingir a velocidade da luz, os efeitos seriam catastróficos.
A experiência sensorial das antigas civilizações era bem diferente da nossa.
Conheça a caverna vietnamita que abriga florestas, rios e um ecossistema único.
Como equações simples desvendam ciclos populacionais entre caçadores e presas na natureza — e com incrível precisão.