Artes/cultura
02/07/2021 às 04:00•2 min de leitura
Todos os cachorros são lindos, mas não tem como negar que os filhotinhos conseguem ser ainda mais fofos, né? Além disso, com seu tamanho diminuto, os filhotes de cachorro cabem em qualquer lugar, enquanto os maiores — especialmente labradores, goldens e outras raças que podem ficar gigantes! — exigem mais espaço. Para quem deseja ter um cachorro em um apartamento, o tamanho pode ser importante.
Nesse sentido, há várias raças que permanecem muito pequenas, quase do tamanho de filhotes, por toda a vida. São as chamadas raças "toy", especialmente selecionadas para desenvolverem indivíduos pequenos. Embora o cruzamento de cachorros de raça (e sua venda) gere problemas de saúde para algumas delas, não existem questões específicas por conta do tamanho. Dessa maneira, se você encontrar um canil responsável, um cão "toy" pode ser uma boa opção!
Explicações feitas, vamos mostrar algumas raças — e morrer de fofura!
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Começando por uma das raças mais populares, o poodle toy é uma sub-raça de poodle desenvolvida para ser pequena: enquanto os menorzinhos chegam a, no máximo, 25 cm de altura, o poodle padrão pode chegar a 40. Desse modo, os poodle toy parecem pequenos bichos de pelúcia e são ótimos animais de estimação.
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Esse simpático cãozinho branco é uma das raças favoritas por quem busca um bom cachorro para apartamento. Eles precisam brincar, é claro, mas são bem pequenos (de 17 a 22 cm) e são ótimas companhias para a família.
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Em francês, "papillon" significa borboleta — o nome da raça foi dado por conta do formato das orelhinhas dessa raça fofíssima. Além de fofos e pequenos, os papillon também são extremamente inteligentes, sabendo obedecer a comandos e gostando muito de brincadeiras.
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Outra raça bastante popular, os yorkshires poderiam ser cães de guarda se não fosse por seu tamanho diminuto, já que eles estão sempre alerta! Como são ótimos amigos e amam a companhia de humanos, são favoritos para adoção.
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
O toy spaniel inglês — assim como o King Charles Cavalier, raça bem semelhante — é bastante tranquilo e uma ótima companhia, sendo usado até como cão de terapia, para alegrar pessoas que estão doentes.
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Apesar de ter "pinscher" no nome, essa é uma raça bem diferente daquela que é tão comum no Brasil. Eles são bem mais peludos, parecendo até os ewoks, de Star Wars.
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Falando nos pinchers, eles até parecem os populares cachorros "toy" que tanto vemos por aqui. Contudo, essa raça é de origem mexicana e seus integrantes tem uma carinha mais redonda, com olhos saltados. Mas, convenhamos, ambos são lindos!
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Assim como outras raças dessa lista, o schnauzer miniatura também tem "irmãos" bem maiores que ele — o schnauzer gigante pode ter mais de um metro de altura! Mas todos os tamanhos dessa raça mantém uma característica marcante e muito fofa: os pelos no rosto, que parecem bigodes.
Imagem: Reader's Digest/Reprodução
Como o nome sugere, essa incrível raça de cão é originária da China. Por lá, eles foram os cachorros favoritos da realeza durante séculos — e é possível notar, até hoje, certos comportamentos dignos da nobreza nesses cãezinhos, que são ótimas companhias.
Chegando ao fim da lista, qual dessas raças é a sua favorita? Se você tem um desses cachorrinhos na sua casa, conte sobre ele nos comentários!