Artes/cultura
16/07/2021 às 12:00•2 min de leitura
Não tem como negar que escutar um pássaro falando não é apenas a coisa mais fofa do mundo, mas também extremamente divertido. Algumas dessas aves possuem características bem específicas de conversação e se destacam no reino animal por copiarem sons com uma voz bem distinta, algo que torna esses momentos de diálogo emblemáticos.
Conheça abaixo as aves falantes mais inteligentes do mundo.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
O periquito-de-anel-indiano é uma das espécies de papagaio mais notáveis e consegue aprender entre 200 a 250 palavras. Seus esforços se concentram em copiar vozes humanas nos arredores ou filtrar expressões específicas enquanto ouve música, contando com uma qualidade de imitação excepcional.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
Nativo da Nova Guiné, o papagaio-ecletus é incrivelmente claro em sua comunicação e pega a maioria das palavras faladas ao seu redor, com algumas casos de aprendizagem de músicas completas. Além de possuírem um entendimento avançado, essas aves são inteligentes e perspicazes, e usam os sons aprendidos no momento certo, conseguindo enganar até seus próprios donos com vozes melodiosas.
(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
O papagaio-de-nuca-amarela, encontrado comumente na Amazônia, é capaz de armazenar um amplo catálogo de palavras e consegue reproduzi-las com extrema fidelidade. Sua capacidade de falar é determinada pela relação com o dono e esse meio é essencial para o bom desenvolvimento do animal, visto que ele se liga com apenas uma única pessoa em sua vida.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
Detentor de um recorde no Guinness World Records em 1995 por desenvolver um vocabulário de 1728 palavras, o periquito-australiano é uma espécie especial de pássaro inteligente que tem um grande potencial de aprendizado. Essas aves têm a tendência natural de repetir palavras usadas por seus donos e possuem habilidades de imitar a voz humana com perfeição.
(Fonte: Pinterest / Reprodução)
Considerado o papagaio mais inteligente do mundo, o papagaio-cinzento, nativo da África Subsaariana, é conhecido pela impressionante capacidade de reconhecimento de vozes e de imitações da fala humana. Essa espécie, que também tende a se relacionar com um único dono, pode aprender rapidamente inúmeras expressões e diferentes tipos de vozes, conseguindo até mesmo utilizá-las como mecanismo de defesa para evitar predadores naturais.